Consumidores de luxo querem gastar mais

O céu é o limite para os consumidores de bens e serviços de luxo. Esse nicho está disposto a gastar ainda mais por uma experiência incrível.

Na contramão da crise econômica pós-pandemia e incertezas geopolíticas, o mercado de luxo vem apontando para perspectivas otimistas e uma tendência de crescimento para os próximos anos. Um estudo da True Luxury Global Consumer Insight 2023, realizado pelo Boston Consulting Group, aponta que 40% dos consumidores de luxo no mundo esperam aumentar seus gastos nos próximos anos.

Globalmente, a concentração de consumidores de produtos de luxo está em Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, China, Coréia, Japão, Brasil e Emirados Árabes. Quando somados, esses países abrigam 20 milhões de consumidores que são verdadeiros entusiastas desse segmento e não têm medo de por a mão no bolso.

China se destaca como um dos principais mercados que lideram esse impulso no mercado de bens e consumo de luxo. O país asiático está 50% acima da média global em número de consumidores de alto padrão que pretendem aumentar os investimentos em produtos ou experiências luxuosas. Pelo menos 95% dos consumidores chineses exclusivos esperam gastar mais ou quase o mesmo em produtos de luxo no próximo ano.

No Brasil, este é um setor que está cada vez mais em alta, mesmo após uma crise econômica do país. De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Luxo (Abrael), as vendas desse segmento aumentaram em 50% em 2022 em comparação com o ano anterior.

Como o sentimento do consumidor de luxo difere do sentimento do consumidor global?

Para o mercado de luxo, o sentimento do consumidor é um fator determinante para a tomada de decisão de compra. No contexto da economia global, 68% dos consumidores em todo mundo reconhecem estar enfrentando uma situação financeira menos favorável, mesmo assim estão aumentando seus gastos. Por outro lado, o consumidor autêntico de produtos de luxo demonstra maior confiança, com 85% deles planejando investir em produtos desse segmento.

Os consumidores autênticos desse segmento estão aumentando seus gastos, demonstrando padrões em constante evolução e ajustando suas prioridades em direção a um comportamento mais consciente e voltado para o bem-estar, dando a eles a exclusividade e a notoriedade.

Quem são os consumidores de luxo atualmente?

Outra descoberta da pesquisa foi em relação às gerações de consumidores. No que se refere aos padrões de consumo, os consumidores mais resilientes pertencem à geração dos Millennials. Essa geração demonstra um maior desejo por gastos, motivado por sua confiança financeira e estabilidade profissional, seguida pelo otimismo da Geração Z.

Segundo o BCG, Millenials e jovens da geração Z representaram um valor de mais de 200 bilhões de euros, o dobro do valor de 2016 e, até 2026, esse público representará 75% do mercado. A análise mostra a importância de considerar uma estratégia de curto e médio prazo, aproveitando oportunidades com soluções personalizadas e, mais adiante, para fidelizar estes segmentos. Canais digitais podem ser a melhor forma para conectar essas gerações, uma perspectiva que pode ser interessante para algumas marcas.

Por: Bianca Alvarenga, Consumidor Moderno

By | 2023-09-04T14:58:35-03:00 19 maio, 2023|Categories: Mercado|Tags: , , , |0 Comments

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Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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