Copa do Mundo: 68% dos brasileiros devem fazer compras para acompanhar os jogos

Que as pessoas tem intenção de comprar na Black Friday já sabemos, mas e o que será comprado para acompanhar os jogos da Copa do Mundo? Para responder esta pergunta, Mercado Ads, unidade de negócios de publicidade do Mercado Livre, realizou um estudo em parceria com a Ipsos sobre intenções de compra para o Mundial 2022.

O levantamento mostrou que 68% dos brasileiros pretendem comprar algo para acompanhar os jogos. As categorias mais desejadas pelos torcedores são: roupas e calçados (para 68% dos entrevistados), alimentos e bebidas (66%) e tecnologia (31%).

Além disso, nove em cada dez respondentes afirmaram que pretendem assistir os jogos de casa mesmo, o que impulsiona a procura por itens de uso doméstico: 6 a cada 10 pretendem comprar algum pequeno refrigerador ou eletrodoméstico. Cervejeira é o 8º termo mais buscado em refrigeração e 79% comprarão alimentos e bebidas para os jogos. Dentro desta categoria, cervejas, refrigerantes, snacks e itens de churrasco são os preferidos.

Golaço no e-commerce

Do lado de quem vende, Mercado Livre cresceu cinco vezes na comparação de 2018 e 2022, o que representa mais de 82 milhões de usuários únicos na plataforma.

Do lado de quem compra, a pesquisa indica que os torcedores iniciam a jornada de compra já no marketplace e 7 a cada 10 mencionam o Mercado Livre como destino de buscas. “Esse número demonstra a força que o ecossistema do Mercado Livre possui, garantindo que marcas e vendedores tenham ainda mais sucesso ao anunciar seus produtos na plataforma. Mercado Ads auxilia esses anunciantes a aumentarem sua presença online e alcançar mais consumidores”, destaca Fabiana Manfredi, diretora sênior de Mercado Ads.

Torcida preparada

Como um bom brasileiro torce à caráter, a pesquisa aponta mais de 52 mil buscas por roupas de futebol, e 9 a cada 10 compradores de artigos esportivos pretendem comprar camisetas. Brasil, Alemanha, Portugal e Inglaterra são as mais desejadas.

Chapéus, bonés e shorts são os acessórios de futebol mais desejados, responsáveis por mais de 9 milhões de buscas todos os meses. Os artigos de festa também possuem destaque nas pesquisas pelos consumidores, com bandeiras, cornetas e decorações na dianteira.

Busca por TVs

Dados de um outro levantamento do Mercado Livre também indicam que as buscas por TVs aumentaram 30%, comparando a primeira quinzena de julho com a primeira quinzena de agosto. E as vendas aumentaram 15% em agosto em comparação a julho.

Ainda com foco neste eletrônico, Mercado Ads indica que, de abril a junho deste ano, 1,2 milhão de usuários navegaram na categoria de TV na plataforma, sendo 82% das buscas com termos genéricos, ou seja, não associados a marcas, como TV, Smart TV, TV Smart e televisão.

Além de TVs, os compradores costumam incluir no carrinho acessórios para TV (17%), móveis para casa (10%), cozinha (6%) e pequenos eletrodomésticos (5%). O estudo também registra que o consumidor que compra TV pelo Mercado Livre costuma adquirir itens de cozinha (40%), calçados (36%), peças de carros e caminhonetes (35%) e pequenos eletrodomésticos (33%).

“Os dados demonstram que o brasileiro está se programando para o Campeonato e, pensando nisso, marcas e vendedores já se preparam para atingir mais consumidores no período e aumentar suas vendas. Para tanto, ter uma boa estratégia de posicionamento se torna mais essencial à medida que o Mundial se aproxima”, finaliza Manfredi.

Por: Júlia Rondinelli, E-Commerce Brasil

By | 2022-11-15T07:42:40-03:00 26 novembro, 2022|Categories: Mercado|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme