Copa muda perfil de compras da Black Friday, que fatura menos este ano

Relatório da NielsenIQ aponta estabilidade de vendas no mês de novembro, mas data perde força em faturamento; Amazon teve maior Black de sua história no Brasil.

O faturamento bruto do e-commerce brasileiro na sexta-feira de Black Friday caiu 23% em comparação com o ano passado. Apesar da queda na comparação entre os dias específicos da Black Friday em 2022 e 2021, na análise da NielsenIQ|Ebit que considera os 25 dias de novembro dos dois anos, a queda foi de apenas 1%. O resultado fortalece a tendência de que novembro se tornou um mês atrativo para compras, de forma geral. A Copa do Mundo, que pela primeira vez acontece em novembro, influenciou bastante o perfil de compras da data – que já se consolidou como uma das mais importantes para o varejo brasileiro.

Apesar da queda geral, alguns segmentos tiveram altas significativas, como Alimentos e Bebidas, que cresceu 13,8% na comparação entre os 25 dias de novembro de 2022 com o mesmo período em 2021. Outro segmento que teve aumento de pedidos na mesma comparação temporal foi o de Esportes e Lazer, com alta de 8,3%. Ambos são sintomas da mudança de hábitos do consumidor, que tem investido em produtos de consumo rápido, e também da Copa do Mundo, que pela primeira vez acontece no fim do ano, coincidindo com a Black Friday.

Menor poder de compra pesou na escolha do consumidor

De acordo com o Head de e-commerce da NielsenIQ, Marcelo Osanai, há de se considerar ainda que, em 2022, o cenário pandêmico está mais distante do isolamento e fechamento de comércios físicos vividos nos anos anteriores. “Ao considerarmos que a economia brasileira vive um momento desafiador e que em 2022 as lojas offline estão de volta, em peso, para competir com o e-commerce, é interessante perceber que a queda de -1% demonstra, na verdade, estabilidade. É como se o e-commerce, por ter uma força extra, se mantenha vivo e forte na data especial”, explica Osanai.

A maior alta em faturamento bruto foi do segmento de “Games”, 27,8%, seguido por Eletrônicos, com 9,5%. Em seguida, Casa e Decoração, com 9%. Alimentos e Bebidas – grupo de produtos que teve impulsionamento ao longo do ano devido à mudança na postura do usuário de e-commerce em preferir utilizar plataformas online para compras de produtos de giro rápido – teve pequena queda de 3,3%, em faturamento bruto, embora o número de pedidos tenha aumentado consideravelmente.

Já quando comparados os dias específicos da Black Friday de ambos os anos, as quedas são mais significativas nos segmentos. Com a maior queda, calculada em 26,7% do faturamento bruto, ficou o grupo de Eletrônicos. Em seguida, Alimentos e Bebidas, com 22,1%; Casa e Decoração com baixa de 10,5%; e, por fim, Games, com a menor queda, em 0,7%.

O crescimento no faturamento bruto de Eletrônicos em todo o mês de novembro foi de 42,5%, impulsionado pelas vendas de televisão, telefones celulares e smartphones. “É uma categoria sinônimo de Black Friday. Mas vale destacar que, com a Copa do Mundo, os shoppers aproveitam para renovar suas TVs para assistir aos jogos”, afirmou Osanai.

Copa influenciou Black Friday

Na Black Friday da Copa, a camisa da seleção brasileira foi a ‘campeã’ de interesse da sexta-feira, segundo o Google. De meia-noite até as 16h do dia 25, ela foi o produto mais clicado no Google Shopping no Brasil. O clima do Mundial também motivou a compra de novos televisores. No mesmo período, as TVs de 50 polegadas foram o segundo produto mais buscado na plataforma de compras. Confira a lista dos dez produtos mais clicados no Google Shopping na Black Friday.

Mais buscados no Google Shopping na Black Friday

  1. Camisa Seleção Brasileira Oficial
  2. Smart TV LED 50″ 4K HQ
  3. Apple iPhone 13 128GB – Meia-noite
  4. Smartphone Samsung Galaxy S20 FE 5G 128GB
  5. Apple iPhone 13 5G 128GB – Preto
  6. Ar Condicionado Split Hi Wall
  7. Smartphone Samsung Galaxy S20 FE 5G 128GB – Azul
  8. Fritadeira sem Óleo
  9. Fritadeira a Ar
  10. Iphone 13 128gb – Verde

Amazon bateu recordes de vendas no Brasil

Já a Amazon teve a melhor Black Friday da sua história. Foram mais de 3,5 milhões de unidades de produtos vendidos no Brasil em 48 horas de evento. Echo Dot 4ª Geração: Smart Speaker com Alexa, Apple iPhone 11, Cerveja Corona, Copo térmico de cerveja Stanley, Smart Lâmpada Wi-Fi Positivo Casa Inteligente e o livro É assim que começa, por Colleen Hoover estão entre os produtos mais populares entre os consumidores, e as categorias mais vendidas foram Livros, Produtos de Rotina e Supermercado, Casa e Garagem, Moda e Eletrônicos.

Os vendedores parceiros da Amazon, a maioria pequenas e médias empresas, também registraram recordes de vendas nesta edição. Entre os itens mais vendidos estão produtos de Moda, Beleza, Casa e Eletrônicos.

Entre as categorias mais vendidas das 48 horas de Black Friday da Amazon estão Livros, Produtos de Rotina e Supermercado, Casa e Garagem, Moda e Eletrônicos.

Televisores

  • Android TV 50″, Google Assistant Built-in, Philips
  • Smart TV, Roku TV, AOC
  • Smart TV LED 50″ 4K UHD Samsung
  • Smart Tv Roku 32″ Led HD, Philco

Celulares

  • iPhone 11, iPhone 12 e iPhone 13, Apple
  • Smartphone Samsung Galaxy A22

Produtos de Rotina e Supermercado

  • Cerveja Corona Extra 330ml Long Neck
  • Papel Higiênico Neve Supreme
  • Whey Zero Lactose Sabor Cacau 250ml, Piracanjuba
  • Fralda Huggies Supreme Care Ultra, Huggies
  • Whisky Johnnie Walker Black Label 12 anos, 750ml
  • Máscara de Hidratação Morte Súbita 450g, Lola Cosmetics

Lazer e Entretenimento

  • Copo térmico de cerveja Stanley|473ml, Stanley
  • Console Nintendo Switch Azul e Vermelho + Mario Kart 8, Nintendo
  • Console PlayStation®5 + FIFA 23, Playstation
  • Console Xbox Series X
  • FIFA 23, Electronic Arts
  • God of War Ragnarök, Playstation

Casa

  • Fritadeira a Ar Mondial, Mondial
  • Aspirador de Pó Robô Multilaser 3 em 1, Multilaser
  • Fritadeira Airfryer, Midea
  • Lavadora de Alta Pressão Wap Atacama Smart 2200, WAP
  • Passadeira Portátil 1200w, Black+Decker

Moda

  • Kit 3 Meias Invisível Algodão, Mash
  • Chinelo, Havaianas
  • Kit 2 Calcinhas Cintura Alta Microfibra, Trifil
  • Camiseta Básica Masculina, Hering
  • Tênis Solar, Olympikus
  • Camiseta, Aramis

Por: Cecília Delgado, Consumidor Moderno

By | 2022-12-11T09:39:32-03:00 22 dezembro, 2022|Categories: Mercado|Tags: , , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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