E-commerce nacional fatura R$ 44,4 bilhões em 2016

O tradicional relatório Webshoppers, divulgado pela Ebit, chega à edição de nº 35 com a retrospectiva do mercado de e-commerce em 2016, as estimativas para 2017 e as mudanças de comportamento e preferências dos consumidores. O dado de maior impacto trazido pelo estudo dá conta do crescimento do e-commerce brasileiro em 2016: faturamento de R$ 44,4 bilhões, com crescimento nominal de 7,4% ante os R$ 41,3 bilhões registrados em 2015.

“Na busca por maior rentabilidade e participação nas vendas, a estratégia das empresas de e-commerce em 2016 consistiu em acompanhar ainda mais de perto o preço dos produtos, prazo de entrega e preço do frete na concorrência, sendo esses os fatores decisivos no processo de aumento das vendas”, destaca o CEO da Ebit, Pedro Guasti.

Dados divulgados pelo relatório mostram que o número de e-consumidores ativos cresceu 22% na comparação com 2015, de 39,14 milhões para 47,93 milhões. A participação feminina no e-commerce avançou em 2016, representando 51,6% do total de vendas contabilizadas. As regiões Sul e Centro-Oeste registraram o maior avanço na participação em vendas.

O número de pedidos permaneceu estável, em 106,3 milhões, mas o tíquete médio registrou alta de 8% na comparação com 2015, passando de R$ 388 para R$ 417. Houve um salto considerável nas vendas via dispositivos móveis (tablets e smartphones), que concentraram 21,5% das transações em 2016, ante 12,5% no ano anterior.

Com 13,6% de share em volume de pedidos, a categoria de Moda e Acessórios voltou a liderar as vendas do e-commerce brasileiro.

As cinco categorias mais vendidas em 2016, em volume de pedidos, foram:

1) Moda e Acessórios – 13,6%
2) Eletrodomésticos – 13,1%
3) Livros/Assinaturas/Apostilas – 12,2%
4) Saúde/Cosméticos/Perfumaria – 11,2%
5) Telefonia e Celulares – 10,3%

Apesar da pequena queda de 0,2% no volume de pedidos, a categoria Eletrodomésticos ainda é a líder em faturamento do comércio eletrônico

As cinco categorias mais vendidas, em faturamento, foram:

1) Eletrodomésticos – 23%
2) Telefonia/Celulares – 21%
3) Eletrônicos – 12,4%
4) Informática – 9,5%
5) Casa e Decoração – 7,7%

Perspectivas para 2017

Para 2017, o relatório aponta boas perspectivas para o setor: faturamento de R$ 49,7 bilhões. Confirmada essa marca, o crescimento nominal de vendas no comércio eletrônico brasileiro deverá voltar a ser de dois dígitos neste ano: avanço de 12%. O tíquete médio deverá expandir 8%, para R$ 452, enquanto que, para o volume de pedidos, a expectativa é de uma alta de 4%, para 110 milhões.

As vendas via dispositivos móveis devem seguir em constante crescimento, aponta a Ebit. Está previsto um crescimento de 40% nas compras feitas por tabletes e smartphones.

Compras internacionais

Além do relatório Webshoppers 35a edição, a Ebit divulgou também a quarta edição da Pesquisa Cross Border, que avalia o comportamento de compra dos consumidores brasileiros em sites internacionais.

Mesmo em um cenário cambial desfavorável, quando o dólar ultrapassou os R$ 4,00 no primeiro trimestre, os brasileiros gastaram US$ 2,4 bilhões em sites de compra internacionais em 2016, alta de 17% ante os US$ 2,02 bilhões registrados em 2015. O número de consumidores únicos aumentou 21% na comparação entre os períodos, para 21,2 milhões de consumidores únicos.

Por: E-Commerce News

By | 2017-05-20T02:23:13-03:00 28 fevereiro, 2017|Categories: Marketing Digital, Varejo|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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