Entre os cinco maiores mercados de smartphones, Brasil é o que mais cresce

Entre os cinco maiores mercados em vendas de smartphones no mundo, o Brasil foi o que mais cresceu no segundo trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado: aumento de 1,3%, com 10,8 milhões de unidades vendidas, informa o Gartner. O País nadou contra a maré, já que no mundo houve uma queda de 1,7% nas vendas de smartphones no mesmo período, caindo para um total de 367,9 milhões de unidades. O único outro mercado do top 5 a registrar crescimento foi a China, com aumento de 0,5%, mantendo uma liderança folgada, com 101 milhões de unidades vendidas. EUA, Índia e Indonésia, que completam o ranking dos cinco maiores, registraram quedas.

Entre os fabricantes, a Samsung continua sendo a líder global. A sul-coreana vendeu 75,11 milhões de smartphones entre abril e junho, volume que representa um crescimento de 3,8% em comparação com os 72,34 milhões comercializados no mesmo período de 2018. O share da Samsung em vendas subiu de 19,3% para 20,4%.

O maior crescimento entre os fabricantes, contudo, foi da Huawei. Apesar da guerra comercial entre China e EUA, a companhia chinesa registrou um aumento de 17% em suas vendas, puxada pelo mercado interno. Seu volume total de smarpthones vendidos passou de 49,85 milhões para 58,06 milhões. Com isso, a Huawei abriu vantagem sobre a Apple e se consolidou na segunda posição mundial, passando de 13,3% para 15,8% de share em vendas.

Uma das responsáveis pela queda nas vendas mundiais foi a Apple, cujo volume total diminuiu 14%, baixando de 44,72 milhões para 38,52 milhões. A má performance da Apple é atribuída à falta de atratividade dos novos iPhones, o que leva seus usuários a ficarem mais tempo com seus modelos atuais. A Apple manteve o terceiro lugar mundial, mas perdeu share. Ela teve 11,9% de participação um ano atrás e registrou 10,5% no segundo trimestre.

As chinesas Xiaomi e Oppo completam a lista dos cinco maiores fabricantes, com 33,19 milhões e 28,11 milhões vendidos no segundo trimestre, respectivamente. A Xiaomi registrou pequeno aumento de share em um ano, passando de 8,8% para 9%, enquanto a Oppo ficou estagnada em 7,6%.

Os demais fabricantes somaram 134,91 milhões de unidades vendidas, ou 36,7% do total entre abril e junho. Um ano atrás haviam sido responsáveis por 146,1 milhões, quando seu share era de 39%.

Veja abaixo a tabela com os dados do Gartner (em inglês):

Vendas mundiais de smartphones no segundo trimestre de 2019 (em milhões)

Fabricante2T19Unidades2T19 Market Share (%)2T18Unidades2T18 Market Share (%)
Samsung75,1120.472,3419.3
Huawei58,0615.849,8513.3
Apple38,5210.544,7211.9
Xiaomi33,199.032,838.8
OPPO28,117.628,517.6
Others134,9136.7146,139.0
Total367,9100.0374,33100.0

Fonte: Gartner (Agosto de 2019)

Por: Mobile Time

By | 2019-10-17T20:03:28-03:00 21 agosto, 2019|Categories: Marketing Digital|Tags: , , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme