Estudo aponta “ilhas” de crescimento de consumo no Brasil

As três metrópoles (São Paulo, Rio e Brasília) são as mais representativas para o varejo, mostra o levantamento da consultoria BCG.

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Pesquisa inédita realizada pela consultoria BCG (The Boston Consulting Group) com a Cielo revelou a existência de “ilhas” de crescimento para vendas de 11 categorias do varejo. Considerando o perfil de compras em mais de 5 mil municípios no País, o consumo cresce em dois tipos de cidades: as que têm a economia concentrada em exportações do agronegócio e cidades do interior do Nordeste, em geral.

Enquanto o consumo no País como um todo encolheu 1,3%, nas zonas agro exportadoras, houve aumento de 1,3%; e, no interior do Nordeste, incremento de 0,8%. Em queda estão as regiões da Amazônia (retração de 2,8%), regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília (2,2%), outras capitais (1,9%) e interior das regiões Sul e Sudeste (0,4).

Daniel Azevedo, sócio e diretor administrativo do BCG, observou que, em média, as cidades do interior apresentaram crescimento a uma velocidade 1,8 ponto percentual maior do que nas regiões metropolitanas. “Essa tendência por região observada em 2015 também se mantém neste ano, mesmo com uma estabilização recente nas quedas do varejo”, disse.

De acordo com o estudo, as três metrópoles (São Paulo, Rio e Brasília) são as mais representativas para o varejo, respondendo por 39% das vendas do setor. Em seguida estão as outras capitais, com 31% do varejo; interior das regiões Sul e Sudeste, com 22%. As cidades agro exportadoras respondem por 5% do varejo, o interior do Nordeste responde por 3% e a região amazônica, por 1%.

A pesquisa avaliou o desempenho, nessas regiões, das categorias de supermercados, vestuário, eletroeletrônicos, combustíveis, bares e restaurantes, farmácias, materiais de construção, turismo, lojas de especialidades alimentares, autopeças e serviços automotivos, cosméticos e produtos de cuidados pessoais.

Farmácias

As farmácias tiveram o melhor desempenho de vendas, com crescimento no País de 7,6% e expansão em todas as regiões. As maiores altas foram nas regiões do interior do Nordeste (9,6%), capitais (9%) e cidades agro exportadoras (7,7%). A segunda categoria que cresceu em todas as regiões foi a de combustíveis, com alta de 2,3% no país e crescimento acima da média no interior do Nordeste (4,2%), região agro exportadora (3,3%) amazônica e capitais (2,5% em ambas).

Supermercado e varejo alimentício

O setor de supermercados cresceu 0,8% em vendas em 2015, sendo que as vendas só caíram nas metrópoles de São Paulo, Rio e Brasília (0,6%). O maior incremento em regiões agro exportadoras (com alta de 5,2%), seguido pelo interior do Sudeste e Sul do país (2,4%) e região amazônica (2,4%).

O varejo alimentício especializado (padarias, lojas de conveniência e outros) apresentou expansão de 1% no país, com expansão em quatro regiões. O maior aumento foi nas regiões agro exportadoras, com alta de 4,4%, seguidas pelo interior do Nordeste (3,6%), interior do Sudeste e Sul (2,8%) e capitais (1,2%).

Bares e restaurantes

O setor de bares e restaurantes encolheu 1,3%, mas apresentou crescimento em duas regiões. No interior do Nordeste, houve crescimento de 2%. Nas regiões agro exportadoras, as vendas aumentaram 0,7%.

Gabriel Mariotto, gerente de inteligência da Cielo, disse que já era esperado um desempenho mais favorável em regiões agro exportadoras, devido ao rápido enriquecimento dessas áreas nos últimos anos, e no interior do Nordeste – nesse caso, principalmente por conta do turismo, em cidades como Sobral (CE), Cairu, município da praia Morro de São Paulo (BA), Juazeiro (BA) e Garanhuns (PE).

Fonte: Valor Econômico
Por: Supermercado Moderno

By | 2017-05-25T10:52:35-03:00 03 outubro, 2016|Categories: Consumo, Mercado|Tags: , , , |0 Comments

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Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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