O shopper do segmento está em busca de qualidade de vida e não mantém uma relação de prazer com os itens. A constatação foi feita em uma pesquisa realizada pela Out of the Box sob encomenda da Laika Design.
O levantamento mostra ainda que boa parte dos entrevistados compram legumes, frutas e verduras frequentemente em pequenas quantidades. As compras vão de acordo com necessidades pontuais como o preparo de um prato ou a vontade de comer.
Os canais de venda de hortifruti também foram analisados na pesquisa. Nos supermercados, os aspectos que não agradam o consumidor são: espaços muito grandes que tiram o foco da compra, preços elevados, longas filas no caixa e menor qualidade dos produtos.
Entre os pontos positivos, os entrevistados apontaram as promoções, a comodidade de poder comprar tudo em um mesmo lugar e também o sistema delivery. Ambientes confortáveis, tranquilos e climatizados foram destacados a favor do autosserviço. “Sinto-me mais acolhida”, “Tem perfume de fruta fresca” e “Parece que estou mais perto da horta” foram algumas das percepções dos consumidores sobre os espaços dedicados ao setor de hortifruti nos supermercados.
Os consumidores afirmaram que nas feiras livres o quesito higiene fica a desejar. O constante barulho, além da desorganização e limitação de horário são os principais pontos negativos. Por outro lado, contam a favor os alimentos mais frescos, preços atrativos e o bom atendimento dos feirantes.
Fonte: Revista no varejo
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