Estudo revela comportamento do consumidor nas compras de hortifruti

O shopper do segmento está em busca de qualidade de vida e não mantém uma relação de prazer com os itens. A constatação foi feita em uma pesquisa realizada pela Out of the Box sob encomenda da Laika Design.

O levantamento mostra ainda que boa parte dos entrevistados compram legumes, frutas e verduras frequentemente em pequenas quantidades. As compras vão de acordo com necessidades pontuais como o preparo de um prato ou a vontade de comer.

Os canais de venda de hortifruti também foram analisados na pesquisa. Nos supermercados, os aspectos que não agradam o consumidor são: espaços muito grandes que tiram o foco da compra, preços elevados, longas filas no caixa e menor qualidade dos produtos.

Entre os pontos positivos, os entrevistados apontaram as promoções, a comodidade de poder comprar tudo em um mesmo lugar e também o sistema delivery. Ambientes confortáveis, tranquilos e climatizados foram destacados a favor do autosserviço. “Sinto-me mais acolhida”, “Tem perfume de fruta fresca” e “Parece que estou mais perto da horta” foram algumas das percepções dos consumidores sobre os espaços dedicados ao setor de hortifruti nos supermercados.

Os consumidores afirmaram que nas feiras livres o quesito higiene fica a desejar. O constante barulho, além da desorganização e limitação de horário são os principais pontos negativos. Por outro lado, contam a favor os alimentos mais frescos, preços atrativos e o bom atendimento dos feirantes.

Fonte: Revista no varejo

Enhanced by Zemanta
By | 2017-05-24T14:11:49-03:00 02 novembro, 2010|Categories: PDV|Tags: , |1 Comment

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

One Comment

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Hermano Mota, Consumistas. Consumistas said: Estudo revela comportamento do consumidor nas compras de … http://bit.ly/cqZXgx […]

Leave A Comment

Avada WordPress Theme