Gastos com cartão quase triplicam em cinco anos

O uso do chamado dinheiro de plástico tem crescido acentuadamente no País. Segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito), desde o primeiro trimestre de 2008 o faturamento dos Cartões de Crédito avançou 150%, enquanto o de débito cresceu 179%. Os brasileiros vêm perdendo o hábito de comprar com cheques e têm adotado este meio eletrônico.

No primeiro trimestre deste ano, as compras com Cartões de Crédito e débito movimentaram R$ 189,43 bilhões, alta de 16,9% em relação ao mesmo período de 2012. Segundo a Abecs, o crescimento está associado à contínua substituição de meios de pagamento por parte dos consumidores e ao acesso de novos nichos de comércio e serviços aos cartões.

O presidente da associação, Marcelo Noronha, diz que o Brasil tem uma das mais avançadas e seguras plataformas de cartões do mundo. O “chip”, por exemplo, ainda é raro nos Estados Unidos.

Ele cita um dado do Banco Central: de 2006 a 2012, houve crescimento de mais de 100% dos equipamentos instalados, de 1,603 milhão para 3,972 milhões. No mesmo período, o uso de cheques recuou 35%.

Além da substituição de meios de pagamento e da ascensão social registrada no País, o avanço da tecnologia e da internet banda larga ajudam a embalar as vendas via comércio eletrônico. Em 2012, o cartão de crédito foi responsável por cerca de 74% das vendas do varejo online, segundo pesquisa do e-Bit.

Ao todo, os três primeiros meses do ano registraram 2,13 bilhões de transações com cartões, 14% de aumento em relação ao mesmo período do ano passado. Quando avaliado apenas o cartão de crédito, o valor de faturamento foi de R$ 123,6 bilhões, o que representa um crescimento de 14,8% em relação ao primeiro trimestre de 2012. Esse instrumento foi responsável por 1,05 bilhão de transações no período, aumento de 12,6%.

Segundo Renato Meirelles, especialista em mercados emergentes do Data Popular, há maior participação dos estratos de menor renda nos Cartões de Crédito. Pesquisa do instituto com 2.006 pessoas, em 53 cidades, com margem de erro de 2,19%, realizada em fevereiro e março deste ano, indica que 25,6 milhões de cartões, ou 14% dos 183,6 milhões no País, estavam em mãos da classe C.

Por: Supermercado Moderno

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By | 2017-05-28T21:49:56-03:00 03 novembro, 2013|Categories: Comportamento do consumidor, Consumo, Marketing Digital, Mercado, Pesquisas, Varejo|Tags: , |0 Comments

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Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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