Google é o primeiro passo de compra para 70% dos brasileiros

Estratégias cada vez mais refinadas devem ser adotadas por empresas e profissionais da área

No começo de dezembro, o Google anunciou uma mudança em seu buscador. Agora, os usuários podem rolar por mais resultados até encontrarem o botão para outra página. Na prática, funciona como uma espécie de scroll contínuo: um redesign da página onde os usuários encontram mais resultados com menos clicks.

Na avaliação da revista Search Engine Jornal, a novidade pode ser vantajosa para os sites dos anunciantes, já que haverá menos espaço para “brigar” por qualificação no Google. Por enquanto, está disponível apenas para o desktop em inglês nos Estados Unidos e ainda sem data de lançamento no Brasil.

Contudo, a mudança chega com potencial de otimizar uma jornada de compra bem comum no Brasil e cuja etapa inicial é o Google. De acordo com a 3ª edição do estudo State of Search Brasil, da Hedgehog Digital, que tem o intuito de compreender o comportamento de busca on-line dos brasileiros, para 70% dos consumidores, antes de comprar qualquer bem ou serviço, o primeiro passo é fazer uma pesquisa no Google.

A pesquisa levantou também variações na jornada do consumidor logo após a primeira pesquisa  no Google, como por exemplo, que a partir de links oferecidos pelo buscador, ele entra em diversos sites para pesquisar o produto (25%). Outros hábitos são: procurar informações sobre o produto (19%), buscar o site da marca desejada (16%), buscar  informações sobre a marca ou empresa que oferece o produto (14%), pesquisar ofertas e fazer comparações na aba “Shopping” (13%), pesquisar o produto para comprar em outro momento ou local (10%) e comprar imediatamente no primeiro link encontrado (3%).

Por outro lado, o levantamento apontou também que o segundo hábito mais recorrente entre os usuários (12%), durante a jornada de compra, é buscar os produtos diretamente no site das lojas, especialmente em marketplaces, como Americanas, Magazine Luiza e Submarino. Felizmente, o próprio Google fornece algumas ferramentas para isso, como Google Ads, Google Keyword Planner, Analytics, Shopping e SEO+CPC.

Por: Mundo do Marketing

By | 2023-02-26T08:33:16-03:00 03 janeiro, 2023|Categories: Marketing Digital|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme