Instalações de apps caem 1%, totalizando 142 bilhões de downloads em 2022

O mundo teve uma queda de 1% em downloads de aplicativos, totalizando 142 bilhões em 2022, ante 143,5 bilhões de um ano antes. De acordo com a Sensor Tower, a Google Play teve uma queda de 1,5% com 110 bilhões de instalações contra 111,5 bilhões em 2021.

Por sua vez, a App Store cresceu 0,5%, de 32 bilhões para 32,2 bilhões.

Com este cenário, o marketplace da Apple subiu 1 ponto percentual no market share de downloads e possui 23% do total de instalações globais. Consequentemente, a loja de apps do Android caiu 1 ponto percentual, de 78% para 77% do total de instalações.

Divisão das lojas de apps em instalações de 2022 (reprodução: Mobile Time/Sensor Tower)

Vale lembrar, a análise considera todas as instalações de apps em tablets e smartphones com iPhone e Android, exceto os apps pré-instalados e o mercado chinês.

Aplicativos

Apps mais baixados em 2022, em azul é o total de downloads na App Store e em verde na Google Play (Reprodução: Sensor Tower)

O app mais baixado em 2022 que não está na categoria de jogos foi o TikTok, com 732 milhões de instalações, uma queda de 1% comparado com 2021. A controladora do TikTok rivalizou com a Meta nas cinco primeiras posições do ranking da Sensor Tower em 2022, uma vez que emplacou o app de vídeos na primeira posição e o aplicativo de edição de imagens, CapCut na quinta posição. Meta teve Instagram na segunda posição, com 700 milhões de downloads, além de Facebook e WhatsApp na terceira e quarta posições, respectivamente.

Desenvolvedores

Empresas com mais downloads nas lojas de apps (Reprodução: Sensor Tower)

Por publisher, Meta lidera em todas as categorias (geral mais games), com 2,6 bilhões de downloads puxados pelas instalações de Instagram e WhatsApp na Google Play. A companhia de Mark Zuckerberg tomou a primeira posição do Google, que passou para o segundo lugar, com 2,4 bilhões, por conta de quedas nas instalações do aplicativo de busca do Google. ByteDance aparece em terceiro com 1,4 bilhão de downloads. Mas o destaque fica por conta da Azur Interactive, que pula da 14ª posição para a quarta, com 1,2 bilhão de downloads e o crescimento dos jogos Worms Zone.io e Stack Ball.

Games

Os jogos móveis mais baixados em 2022 (Reprodução: Sensor Tower)

Entre os jogos, o Subway Surfers foi o mais baixado em 2022, com 292 milhões de downloads, aumento de 50% ante o ano anterior. Garena Free Fire subiu da terceira para a segunda posição do ranking com pouco mais de 250 milhões de downloads. Já o terceiro colocado com 140,5 milhões de downloads, Stumble Guys foi considerado o sucesso do ano pela empresa de análise de mercado pelos seguintes destaques:

  • Lançado em 2021, o jogo foi o que cresceu mais rapidamente na categoria games e na categoria geral na história dos marketplaces;
  • Foi o mais baixado na América Latina (52,5 milhões de downloads) e Europa (36 milhões) em 2022;
  • O jogo foi o mais baixado em cinco dos dez maiores mercados do mundo: Indonésia (27,5 milhões); Brasil (25 milhões); Estados Unidos (18 milhões); México (12 milhões); Índia (6 milhões).

Em receita obtida com os usuários, os norte-americanos renderam ao Stumble Guys US$ 18 milhões, o Brasil (que não tem uma cultura muito forte de consumo in-app) aparece em segundo com 7,5 milhões e a Itália em terceiro com US$ 6,2 milhões. A Alemanha foi o país com maior receita por download (RPD), US$ 1,34, e aparece seguida por Itália (US$ 1,20), Estados Unidos (US$ 1), Brasil (US$ 0,30) e Indonésia (US$ 0,20).

Pelo fato de Brasil e Indonésia não gastarem muito em compras in-app historicamente, a Sensor Tower chama a atenção que é preciso observar se essa dinâmica do Stumble Guys se repetirá em outros apps, com os países emergentes próximos dos desenvolvidos em consumo dentro do game.

Instalações do jogo Stumble Guys em seus dez maiores mercados (Reprodução: Sensor Tower)

Por: Henrique Medeiros, Mobile Time

By | 2023-02-26T07:52:42-03:00 21 janeiro, 2023|Categories: Mercado|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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