Intenção de consumo das famílias tem leve alta em Agosto

O índice subiu 0,9% em relação a julho, aponta dados da CNC.

Depois de seis meses consecutivos de queda, o ICF (Índice de Intenção de Consumo das Famílias), calculado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio), teve alta de 0,9% em agosto em relação a julho, indo para 69,3 pontos.

Segundo analistas da CNC, o nível ainda é baixo, já que a pontuação varia de zero a 200, mas, entre os 7 quesitos que compõem o índice, o único que foi superior a 100 – acima do limite da chamada zona de indiferença – foi justamente o emprego atual, que alcançou 102,3 pontos, apresentando alta de 1,6%. Já a perspectiva com relação ao mercado de trabalho avançou 0,5% em agosto diante de julho.

O porcentual das famílias que se sentem mais seguras no que diz respeito ao emprego é atualmente de 28,9% do universo pesquisado, o que não é uma taxa elevada, mas que não chega a ser desanimadora em face da crise pela qual o País vem passando desde meados de 2014.

O nível de consumo subiu 0,5% em agosto, sempre em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Apesar de as vendas em datas festivas não terem correspondido à expectativa, tem havido uma ativação do comércio de produtos do ramo que não inclui bens duráveis de consumo.

Se os dados de agosto indicam uma situação mais favorável em confronto com os relativos ao primeiro semestre deste ano, as comparações com os do mesmo mês de 2015 ainda mostram quedas acentuadas. O ICF teve redução de 15,3% e o nível de consumo, de 29%. Confrontadas com os números de agosto do ano passado, caíram as perspectivas relativas ao mercado de trabalho (5,4%) e de consumo (20,4%).

Fonte: O Estado de S. Paulo

By | 2017-05-25T10:52:43-03:00 13 agosto, 2016|Categories: Comportamento do consumidor, Consumo, Pesquisas|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme