Mercado global de smartphones cai 7,6% no terceiro trimestre

Durante o terceiro trimestre deste ano foram enviados ao varejo mundial 301,2 milhões de smartphones, o que representa uma queda de 7,6% em comparação com o mesmo período de 2021, informa relatório da Omdia. É verdade, por outro lado, que houve um aumento de 2,5% em relação ao segundo trimestre, mas isso pode ser explicado por fatores sazonais – as vendas de smartphones costumam crescer ao longo do ano por conta de datas especiais do comércio, culminando com o Natal no quarto trimestre.

A queda nas remessas no terceiro trimestre foi puxada especialmente pelo mau desempenho de fabricantes chineses, por conta de uma demanda menor em seu mercado doméstico – Xiaomi (-11,2%), Oppo (-18,9%), vivo (-22,4%), Transsion (-21,7%) e realme (-11,7%) registraram quedas de dois dígitos. A crise econômica mundial e a inflação também contribuíram, tendo impactado especialmente o segmento de gama média e modelos Android. Além disso, a guerra na Ucrânia, a falta de componentes e o excesso de estoque de smartphones nas mãos de varejistas também são citados pelos analistas da Omdia.

A Samsung continua liderando o ranking, com o envio de 64,1 milhões de smartphones entre julho e setembro deste ano, o que representou, contudo, uma queda de 7,4% em comparação com o mesmo período de 2021.

A Apple, por sua vez, vem em segundo lugar e conseguiu ganhar market share pois foi uma das poucas a registrar aumento em um ano. A fabricante do iPhone viu suas vendas crescerem 2,6%, alcançando 52,2 milhões de unidades.

Por fim, merece destaque a reação da Huawei. A marca chinesa, que chegou a ocupar no passado o segundo lugar global, hoje está na décima posição, mas vem recuperando espaço. Ela teve o maior crescimento na comparação com o mesmo período do ano passado (+48,3%) e também em relação ao trimestre anterior (+34,4%). Ao todo, a Huawei enviou 8,6 milhões de smartphones no terceiro trimestre.

 Por: Fernando Paiva, Mobile Time

By | 2022-11-15T07:49:07-03:00 12 dezembro, 2022|Categories: Mercado|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme