Nova geração de consumidores conectados desafia o varejo

Crianças e adolescentes que cresceram ambientados à tecnologia e fazem parte da geração dos “consumidores hiperconectados” representam um novo desafio para os varejistas. Eles costumam saber mais do que os próprios vendedores sobre um produto, avaliam a reputação de uma empresa pelos sites de reclamação e são completamente frios aos apelos emocionais do varejo tradicional e das compras por impulso.

Segundo a Abiesv (Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo), 82% dos brasileiros têm como prioridade na web ter acesso ao comércio eletrônico. E crianças e adolescentes de 6 a 14 anos já somam 5 milhões de internautas no Brasil, mostrando a necessidade para as empresas em saber lidar com esse público.

Vender para essa geração ameaça o varejo tradicional. “São desafios que vão desde como projetar o espaço e tornar o ambiente semelhante ao virtual até como criar uma promoção que, de fato, funcione”, diz o consultor Julio Takano, que preside a Abiesv.

“A loja poderia dar conexão grátis e aproveitar para ajudar o cliente a comprar melhor”. Sugere Wagner Bernardes, diretor da Seal, empresa de tecnologia do varejo. Nos EUA, ele conta, algumas lojas têm um serviço virtual que dá boas-vindas aos clientes, se conecta por meio de redes sociais, lê o perfil do consumidor e oferece produtos que tenham a ver com ele.

“Há uma ruptura com o passado. Quando esse consumidor, hoje ainda muito jovem, emergir para o mundo de compras, nunca vai ligar para o 0800 do SAC”, diz Maurício Vargas, presidente do Reclame Aqui.

Por: Folha de S. Paulo e Supermercado Moderno

By | 2017-05-27T20:02:29-03:00 16 dezembro, 2014|Categories: Redes Sociais, Varejo|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme