O mapa do marketing digital no Brasil

O marketing digital virou uma realidade para as empresas brasileiras. Cerca de 90% das marcas presentes no país realizam ações de marketing digital. É o que aponta a segunda edição da Pesquisa Marketing Visão 360º, realizada pelo Mundo do Marketing, revista eletrônica na Internet especializada em Marketing, em parceria com a TNS Research International, uma das maiores empresas de pesquisa de mercado Ad Hoc (customizada) do mundo.

A edição 2010 da pesquisa entrevistou 372 profissionais das áreas de marketing e planejamento de empresas nacionais e multinacionais dos setores de serviços, varejo, agência de publicidade, bens de consumo, consultorias, agência digital e bens duráveis, sendo que 85% dessas empresas são brasileiras, e 54% delas são de pequeno porte, que contam com até 99 funcionários.

“Esses números mostram uma realidade sem volta no Brasil. É impossível vender e se relacionar com o consumidor sem ter estratégias digitais. A pesquisa aponta um mapa do Marketing Digital no Brasil todo e detalha com maior precisão o que pequenas, médias e grandes empresas desenvolvem em todos os setores”, afirma Bruno Mello, editor executivo do Mundo do Marketing.

E-mail marketing ocupa liderança nas ações online

O estudo levantou as principais ações de marketing trabalhadas durante o ano de 2010, e apontou que o e-mail marketing é a ação mais realizada entre as empresas, alcançando 80% delas, seguido por redes sociais com 67% e Links Patrocinados, com 53%.

Para Walter Sabini Junior, CEO da VIRID Interatividade Digital, empresa especializada em envio e gestão de email marketing, líder do setor, a pesquisa reitera a notoriedade do email marketing no planejamento de marketing das companhias.

“Trabalhamos com email marketing desde 2006 e pudemos acompanhar toda a evolução desse canal, enfatizando a importância das boas práticas e da relevância de conteúdo. Formamos empresas em relação ao aculturamento no bom relacionamento digital que deve existir e o email marketing caminha rumo à consolidação. A pesquisa foi fiel a um objetivo que buscávamos e comprova a efetividade das ações digitais por esse meio”, explica Sabini.

“O e-mail marketing continua sendo a ferramenta mais importante dentro do marketing digital, mesmo com todo o potencial das estratégias SEO e SEM e de mídias sociais. É uma ação certa de que o usuário irá receber a propaganda, e ao menos passar o olho por ela. Pode ser que algo interesse momentaneamente, ou que lhe venha à memória algum tempo mais tarde”, explica Mello.

As redes sociais, SEM e SEO

Acompanhando a grande onda das redes sociais, cerca de 66% das empresas estão presentes com ações de marketing nessas mídias. Sendo que 92% delas utilizam o Twitter, 69% estão presentes no Facebook e 58% no Orkut. Além disso, da parcela das empresas que não utilizam as redes sociais, 64% entrarão a partir de 2011.

“As ações interativas ganham cada vez mais importância nas estratégias digitais das empresas, uma vez que notamos grande parte delas investindo em ações nas redes sociais. Como o brasileiro utiliza muito as redes sociais, é um caminho natural para as empresas. As redes sociais estão sendo usadas não apenas como plataforma para realização das ações, mas também para monitorar o que está sendo falado na rede sobre as marcas”, completa Bruno Mello.

No campo da otimização em buscadores, as ações de marketing consideradas mais efetivas são as campanhas SEM (Search Engine Marketing) com 51%, seguidas por SEO (Search Engine Optimization) com 47% e Links Patrocinados, com 39%.

O futuro do mobile marketing

Seguindo a tendência da mobilidade e convergência de mídias cada vez mais presentes na palma da mão dos consumidores brasileiros, as ações de mobile marketing prometem ganhar mercado em 2011. Em fase de desenvolvimento, somente 22% das empresas realizaram alguma ação em 2010. Porém, a expectativa é que 54% das empresas devam usar a ferramenta esse ano.

Fonte: Consumidor Moderno

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By | 2017-05-24T14:11:06-03:00 12 abril, 2011|Categories: Marketing Digital|Tags: , , , |1 Comment

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

One Comment

  1. email marketing 02/09/2011 at 18:14

    Artigo magnífico! Eu concordo muito sobre o futuro do marketing móvel. De acordo com minha análise, número de usuários de celulares estão aumentando.

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