O perfil do e-shopper brasileiro

Com mercado aquecido, pesquisa destaca o comportamento atual desse consumidor

O Mercado Livre divulga um estudo exclusivo elaborado pelo Mercado Ads – unidade de negócio dedicada à publicidade – sobre o comportamento dos atuais compradores digitais. O relatório aponta o quê, quando e onde esses consumidores realizam compras no cenário digital. Ele revela que os consumidores de hoje estão mais conectados, 17% navegam mais tempo na plataforma. Estão mais interessados – a quantidade de buscas cresceu 39% – e mais decididos, um crescimento de 29% nas ordens de compra.

“O relatório consolida a mudança de mindset que sentimos neste ano. Podemos dizer que o mundo digital está em plena expansão. Somente em setembro, tivemos 290 mil pedidos da seção de alimentos e mais de 322 mil compras de itens de maquiagem. Esses são apenas alguns exemplos da grande gama de vendas que estão revolucionando o e-commerce em 2020”, conta Fernando Yunes, Senior VP e Líder do Mercado Livre no Brasil. Um dado interessante é que, atualmente, 76% das compras são realizadas pelo celular. “É cada vez mais comum vermos concretizações de negócios via smartphone. Não é à toa que o aplicativo do Mercado Livre é encontrado em 1 a cada 3 celulares no Brasil”, complementa.

O dia da semana com maior quantidade de vendas – também revelado no estudo – é a terça-feira. Entre 11h e 14h existe um pico de maior volume de compras. Enquanto, o meio de pagamento mais utilizado é o cartão de crédito, seguido do boleto bancário e pelo dinheiro em conta do Mercado Pago. Dentre os produtos mais escolhidos por esses novos compradores digitais, o recorte exclusivo mostra que, em setembro de 2020, foram registrados 757 mil clientes realizando compras de ferramentas. Em seguida, encontraram 648 mil consumidores interessados em jogos e brinquedos. Finalizando o ranking, 364 mil compradores de calçados.

Pensando em entender o comportamento dos usuários, o relatório traçou um perfil desses atuais consumidores. Entre eles, temos os frequentes, aqueles que compram uma quantidade maior de itens. São conhecidos por adquirirem produtos para os cabelos (2,3 vezes mais que um usuário comum) e fraldas – compram 50% mais que um consumidor médio. Existem os especialistas em ofertas, eles normalmente aguardam datas especiais para aproveitar os descontos. Seus artigos preferidos são: tênis e celulares/smartphones. Enquanto os premiums, compram itens com um alto ticket médio. Como, notebooks, caixas acústicas, bicicletas e bebidas alcoólicas.

Exploradores são aqueles que pesquisam intensamente antes de concretizar uma compra. Para adquirirem televisores, por exemplo, visitam páginas 60% mais que um usuário médio e o tempo de navegação é cerca de 30% maior que o habitual. Temos também os consumidores leais, que acumulam um volume maior de compras no Mercado Livre. “Assim como a tecnologia, a cada dia que passa, nossos consumidores se transformam e se reinventam. Por isso, queremos estar sempre juntos, para compreendê-los e, assim, melhorar a jornada e a experiência de compra de cada um deles”, finaliza o executivo.

Por: Cliente S/A

By | 2020-12-22T09:52:12-03:00 27 dezembro, 2020|Categories: Varejo|Tags: , , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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