Os impactos do consumo das classes C e D em 2021 no varejo brasileiro

Pesquisa apresenta gastos e preferências das classes C e D em todas as regiões do Brasil; números revelam alta de consumo impactado positivamente pelo 13° salário e festas de Natal e Ano Novo em 2021.

Compreender os comportamentos dos consumidores das classes C e D é necessário para que o ramo varejista possa projetar suas ações e se relacionar com sucesso com essa camada social tão importante para o mercado de bens e serviços. Olhando em retrospecto, o final de 2021 – especificamente – trouxe um alívio para o varejo do ponto de vista do consumo dessas classes sociais.

“Foi um ano de recuperação para o varejo, que ainda sofreu muito por conta da pandemia, mas dezembro trouxe um alívio e ficou acima das expectativas”, essa é a avaliação de Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasilfintech do Grupo Santander, focada em inclusão econômica sobre o desempenho do setor varejista em 2021.

Sua afirmação é baseada no estudo “Pesquisa de Hábitos de Consumo” realizado pela própria Superdigital, onde os dados revelaram uma alta de 31% em dezembro de 2021 no consumo das classes C e D no varejo brasileiro.

De acordo com o estudo, esse crescimento foi impactado positivamente pelo 13° salário e festas de Natal e Ano Novo, sendo o melhor resultado do ano de 2021 – apesar de ainda ter representado uma queda de 13% em relação a dezembro de 2020.

Setores e preferências

Na pesquisa, todas as regiões do Brasil mostraram alta no consumo dessas classes sociais, com destaque para o Sudeste, que impulsionou o resultado, com alta mensal de 33%. Nas demais regiões, Nordeste fechou com alta de 32%, seguida do Sul (26%), Norte (22%) e Centro-Oeste (22%).

Os setores que mostraram recuperação mais significativa no consumo foram Lojas de Roupas, com alta de 32%, Supermercado, com 24%, Lojas de Artigos Diversos (15%), Transporte (15%) e Restaurantes (13%). Já os setores que apresentam quedas no consumo foram Rede Online (-9%), Companhias Aéreas (-7%) e Diversão e Entretenimento (-3%).

classes

Por: Consumidor Moderno

By | 2022-04-24T08:34:38-03:00 16 março, 2022|Categories: Mercado|Tags: , , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme