Pandemia aumenta em 40% o tempo que usuários passam em smartphones, aponta App Annie

O tempo mensal em aplicativos móveis cresceu 40% no segundo trimestre de 2020 na comparação com o mesmo período do ano passado, superando a marca de 200 bilhões de horas. O usuário médio gasta 4 horas e 20 minutos por dia em smartphones. Os gastos também cresceram. Os usuários gastaram um total de US$ 27 bilhões em aplicativos no período. Consumidores com iOS gastaram US$ 17 bilhões, crescimento de 15% ano a ano, enquanto usuários de Android gastaram na Google Play 25% a mais ano a ano, indo para US$ 10 bilhões. Os dados são da App Annie.

Os aplicativos que não são de jogos representaram 35% dos gastos dos consumidores no iOS e 15% no Google Play, principalmente devido às assinaturas.

Os downloads da loja de aplicativos Android Google Play cresceram 10% ano a ano, para 25 bilhões, enquanto os downloads para iOS cresceram 20% ano a ano, chegando a quase 10 bilhões de novos downloads no trimestre. Na Google Play, os aplicativos que não são de jogos representaram 55% de todos os downloads, enquanto no iOS o número foi um pouco maior, 70%.

De acordo com a App Annie, Índia e Brasil foram os dois maiores mercados em downloads no segundo trimestre de 2020 na Google Play. Em termos de crescimento, Índia (+30%), Brasil (+20%) e Indonésia (+25%) lideram o ranking. Enquanto isso, no iOS, Estados Unidos e China foram os dois maiores mercados de downloads, enquanto os Estados Unidos e a Arábia Saudita foram os principais impulsionadores do crescimento de downloads trimestre a trimestre. Nos anos anteriores, o pico de downloads na Arábia Saudita pode ser observado durante o terceiro trimestre do ano, coincidindo com as férias escolares de verão, que podem se estender entre 45 a 60 dias. Porém, com o fechamento de escolas em todo o país, os downloads de aplicativos na Arábia Saudita atingiram sua maior alta mensal de todos os tempos durante o mês de abril de 2020, um aumento de 100% ano a ano no iOS.

Google Play

As categorias “jogos”, “ferramentas” e “entretenimento” foram as maiores em números de downloads na Google Play. Porém, outras categorias também registraram um crescimento muito consistente. É o caso de “negócios”, “saúde”, “fitness” e “educação”, com aumentos de 115%, 75% e 50%, respectivamente, na comparação do segundo trimestre de 2020 com o mesmo período em 2019. Ferramentas de videoconferência e colaboração, como o Zoom Cloud Meetings e o Google Meet, e ferramentas educacionais, como o Google Classroom e o Duolingo: Learn Languages tiveram forte adoção.

iOS

No caso dos apps para iOS, “jogos”, “foto e vídeo” e “entretenimento” continuaram sendo as maiores categorias de downloads pelo quarto trimestre consecutivo. A categoria “negócios” foi o maior impulsionador do crescimento geral de downloads, liderada por aplicativos de videoconferência. Os apps de saúde e fitness, compras e medicina tiveram um forte crescimento de 30%, 25% e 20%, respectivamente, em relação ao trimestre anterior.

Rastreamento

Para ajudar a conter a disseminação da pandemia em curso da Covid-19, agências de saúde pública e governos em todo o mundo lançaram aplicativos para smartphone de rastreamento de contatos – que estão rapidamente ganhando adoção. Aarogya Setu é um aplicativo móvel desenvolvido pelo governo da Índia para conectar serviços essenciais de saúde para lutar contra a Covid-19. O app é o segundo mais baixado na Índia no segundo trimestre de 2020 na iOS App Store e no Google Play combinados.

Em outros países, os aplicativos de rastreamento de Covid, como o Covid-19 Contact App no Japão, o Corona-Warn-App na Alemanha, o StopCovid France na França, a Immuni App na Itália, a COVIDSafe na Austrália e a TraceTogether em Cingapura alcançaram a primeira posição no ranking em suas respectivas categorias da loja de aplicativos (médica ou de saúde e fitness) por downloads diários do iPhone todos os dias desde os seus lançamentos.

Por: Mobile Time

By | 2020-07-18T18:36:58-03:00 13 julho, 2020|Categories: Marketing Digital|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme