Pesquisa revela que apenas preços atrativos não são mais suficientes para conquistar os consumidores. Atualmente, apenas uma pequena parcela de 7% dos consumidores compra baseada somente em preços, enquanto a grande maioria, 81%, dá mais importância à marca na hora da compra.
O relatório intitulado “Value-D: equilibrando Desejo e Preço para o sucesso da marca”, que foi criado pelo instituto de pesquisa Millward Brown em conjunto com a The Futures Company, concluiu que, no mundo pós-recessão, marcado por um consumo mais cauteloso, a preocupação das empresas em ajustar suas marcas a preços coerentes acaba levando à perda de negócio e de lucros.
“Na atual conjuntura econômica, muitas marcas se preocupam se seus preços serão percebidos como sendo muito altos, o que leva à perda de negócios. Outras se preocupam se seus preços são muito baixos, levando à perda de lucro”, afirmou Peter Walshe, diretor global de BrandZ da Millward Brown.
Metodologia e resultado
A pesquisa Value-D separa as marcas em mais baratas, que são percebidas como sendo de “baixo valor”, e mais caras, as de “grande valor”. Nesta última classificação, convém ressaltar que mesmo nas categorias sensíveis a preços, as marcas que despertam grande desejo são percebidas como de “grande valor.”
Entre as marcas estudadas pela pesquisa, a Amazon foi apontada como a principal marca Value-D do mundo. A loja virtual foi considerada eficaz no sentido de equilibrar sua percepção de marca com sua estratégia de preço.
Fonte: Info Money Pessoal
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