Para identificar os comportamentos, foram mapeadas as preferências e o grau de satisfação dos consumidores de varejo na hora das compras. O estudo Retratos do Varejo da APAS ao todo são 30 diferentes hábitos que ajudam o varejista a entender quem é o novo consumidor.
- 41% dos consumidores de classe C fazem compras de carro;
- 31% dos consumidores de classe C têm cartão de crédito ou de loja;
- A maioria dos consumidores de classe C compra mais no início do mês;
- 82% dos consumidores de classe A/B fazem compras de carro;
- 71% de seus gastos são direcionados ao autosserviço;
- Consumidores de classe A/B e da C reaproveitam alimentos em igual proporção, assim como apresentam uma diferença de apenas 1% no controle do consumo de água;
- 65% dos consumidores da classe D/E fazem compras a pé;
- 48% dos gastos da classe D/E são destinados ao autosserviço;
- Consumidores brancos compram mais nas quartas-feiras;
- Consumidores brancos são responsáveis pelos maiores gastos em hipermercados e supermercados;
- Consumidores negros e pardos compram mais aos domingos;
- 21% dos gastos de outras etnias são em canais alternativos, como venda porta a porta, farmácias, drogarias e atacadistas;
- Outras etnias compram mais aos sábados;
- 23% das pessoas que moram sozinhas e dos casais sem filhos praticam exercícios físicos; 10% a mais do que casais com crianças pequenas;
- 31% das pessoas que moram sozinhas ou de casais sem filhos procuram alimentos com baixo teor de gordura, contra 15% dos casais que moram com filhos pequenos;
- Casais com crianças pequenas têm uma taxa de separação de lixo para reciclagem 15% menor do que pessoas que moram sozinhas ou casais sem filhos;
- Pessoas que moram sozinhas ou casais sem filhos possuem um tíquete médio menor, mas gastam mais em grandes lojas, concentrando suas compras no início do mês;
- Casais com crianças pequenas compram mais nas segundas-feiras;
- Casais com crianças pequenas fazem mais visitas ao ponto de venda;
- 63% dos gastos de lares com crianças pequenas são voltados ao autosserviço;
- Casais com crianças pequenas concentram-se mais na classe C;
- Pessoas que moram sozinhas ou casais sem crianças preocupam-se mais com a conservação e o reaproveitamento dos alimentos, preservação do meio ambiente, controle de consumo de água. Além disso, também verificam mais a lista de calorias dos alimentos;
- Casais com crianças pequenas, por sua vez, preocupam-se mais em fazer e seguir listas de compras;
- Em 2006, 74% dos consumidores estavam satisfeitos com a limpeza do local de compra. Em 2009, essa taxa caiu para 67%;
- Entre 2006 e 2009, a satisfação com a qualidade e o frescor de carnes e aves nos locais de compra caiu 7%;
- Houve um aumento de 5% no incômodo dos consumidores com a demora do atendimento no caixa de 2006 para cá;
- 12% dos consumidores acham importante ter produtos gourmet à venda, mas apenas 3% estão satisfeitos com os produtos gourmet;
- 42% dos consumidores acham importante ter vagas especiais para idosos, mas apenas 7% estão satisfeitos com as vagas;
- Ter seção de produtos para dietas especiais (diabetes, celíacos, etc) é importante para 34% dos consumidores, mas apenas 6% estão satisfeitos com os produtos;
- A maioria dos consumidores de varejo continuam insatisfeitos com fatores básicos, como limpeza e organização da loja, rapidez no caixa, etc. O que demonstra seu amadurecimento e o crescente nível de exigência.
Fonte: Falando de Varejo
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