Pesquisa revela 30 hábitos do novo consumidor

Para identificar os comportamentos, foram mapeadas as preferências e o grau de satisfação dos consumidores de varejo na hora das compras. O estudo Retratos do Varejo da APAS ao todo são 30 diferentes hábitos que ajudam o varejista a entender quem é o novo consumidor.

  • 41% dos consumidores de classe C fazem compras de carro;
  • 31% dos consumidores de classe C têm cartão de crédito ou de loja;
  • A maioria dos consumidores de classe C compra mais no início do mês;
  • 82% dos consumidores de classe A/B fazem compras de carro;
  • 71% de seus gastos são direcionados ao autosserviço;
  • Consumidores de classe A/B e da C reaproveitam alimentos em igual proporção, assim como apresentam uma diferença de apenas 1% no controle do consumo de água;
  • 65% dos consumidores da classe D/E fazem compras a pé;
  • 48% dos gastos da classe D/E são destinados ao autosserviço;
  • Consumidores brancos compram mais nas quartas-feiras;
  • Consumidores brancos são responsáveis pelos maiores gastos em hipermercados e supermercados;
  • Consumidores negros e pardos compram mais aos domingos;
  • 21% dos gastos de outras etnias são em canais alternativos, como venda porta a porta, farmácias, drogarias e atacadistas;
  • Outras etnias compram mais aos sábados;
  • 23% das pessoas que moram sozinhas e dos casais sem filhos praticam exercícios físicos; 10% a mais do que casais com crianças pequenas;
  • 31% das pessoas que moram sozinhas ou de casais sem filhos procuram alimentos com baixo teor de gordura, contra 15% dos casais que moram com filhos pequenos;
  • Casais com crianças pequenas têm uma taxa de separação de lixo para reciclagem 15% menor do que pessoas que moram sozinhas ou casais sem filhos;
  • Pessoas que moram sozinhas ou casais sem filhos possuem um tíquete médio menor, mas gastam mais em grandes lojas, concentrando suas compras no início do mês;
  • Casais com crianças pequenas compram mais nas segundas-feiras;
  • Casais com crianças pequenas fazem mais visitas ao ponto de venda;
  • 63% dos gastos de lares com crianças pequenas são voltados ao autosserviço;
  • Casais com crianças pequenas concentram-se mais na classe C;
  • Pessoas que moram sozinhas ou casais sem crianças preocupam-se mais com a conservação e o reaproveitamento dos alimentos, preservação do meio ambiente, controle de consumo de água. Além disso, também verificam mais a lista de calorias dos alimentos;
  • Casais com crianças pequenas, por sua vez, preocupam-se mais em fazer e seguir listas de compras;
  • Em 2006, 74% dos consumidores estavam satisfeitos com a limpeza do local de compra. Em 2009, essa taxa caiu para 67%;
  • Entre 2006 e 2009, a satisfação com a qualidade e o frescor de carnes e aves nos locais de compra caiu 7%;
  • Houve um aumento de 5% no incômodo dos consumidores com a demora do atendimento no caixa de 2006 para cá;
  • 12% dos consumidores acham importante ter produtos gourmet à venda, mas apenas 3% estão satisfeitos com os produtos gourmet;
  • 42% dos consumidores acham importante ter vagas especiais para idosos, mas apenas 7% estão satisfeitos com as vagas;
  • Ter seção de produtos para dietas especiais (diabetes, celíacos, etc) é importante para 34% dos consumidores, mas apenas 6% estão satisfeitos com os produtos;
  • A maioria dos consumidores de varejo continuam insatisfeitos com fatores básicos, como limpeza e organização da loja, rapidez no caixa, etc. O que demonstra seu amadurecimento e o crescente nível de exigência.

Fonte: Falando de Varejo

Enhanced by Zemanta
By | 2020-11-06T09:16:03-03:00 09 março, 2012|Categories: Pesquisas|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme