Produtos alimentares são os mais parcelados pelos brasileiros

Cartão de crédito é o tipo de financiamento mais utilizado para aquisição destes itens, aponta pesquisa Fecomércio RJ/Ipsos.

O percentual de brasileiros que pagou algum tipo de parcelamento em dezembro de 2016 chegou a 41%, segundo a pesquisa Perfil Econômico do Consumidor da Fecomércio-RJ/Ipsos. Entre esse grupo, 50% escolheram o cartão de crédito como opção de financiamento, seguida de 36% via carnê e 13% por empréstimo bancário.

O levantamento mostra também que as principais razões para os financiamentos foram a compra de alimentos (29%), artigos de vestuário (28%), aquisição de eletrodomésticos (24%) e a renegociação de dívidas (16%).

Orçamento familiar

A pesquisa mostrou ainda que o orçamento familiar segue mais equilibrado em meio à conjuntura econômica. Em dezembro de 2016, 57% dos brasileiros informaram que o orçamento não teria sobras mas estava mais equilibrado, contra 18% com sobras e 24% com recursos insuficientes para cobrir todas as despesas do mês.

Para os 18% que disseram haver sobra no orçamento, 43% informaram que poupariam para gastar no futuro, 35% disseram que gastariam com alimentação e 19%, com lazer.

Intenção de compras

A pesquisa apontou que 18% dos brasileiros entrevistados afirmaram ter a intenção de adquirir bens de consumo duráveis entre dezembro de março de 2017. Os produtos mais visados são celulares (22%), televisões (13%), fogões (13%) e guarda-roupas (12%).

A pesquisa foi realizada pela Fecomércio RJ/Ipsos, entre os dias 30 de novembro de 2016 a 12 de dezembro de 2016, com amostra de 1200 entrevistados no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Florianópolis, Salvador, Recife e em mais 64 cidades brasileiras.

Por: Supermercado Moderno

By | 2017-05-20T02:23:12-03:00 06 março, 2017|Categories: Consumo, Pesquisas, Varejo|Tags: , , |0 Comments

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Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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