Promoções ganham popularidade em redes sociais

A expansão do Facebook e do Twitter e a popularidade do Orkut no Brasil levam as empresas a apostarem cada vez mais em promoções nas redes sociais. É o caso de marcas como Pizza Hut, Sunny Brinquedos e Taeq, que investem nestes canais para estreitar os laços com seus consumidores e oferecer produtos e serviços de forma diferenciada.

Entre os principais canais, o Orkut ainda é a rede mais acessada pelos brasileiros. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Ibope em novembro de 2010, 91% dos entrevistados disseram ter uma conta no site de relacionamentos, enquanto o Facebook e o Twitter aparecem com 14% e 13%, respectivamente. Para as marcas, no entanto, o Orkut ainda não oferece ferramentas suficientes para o desenvolvimento de promoções.

“O que dificulta é que o Orkut está muito mal preparado. No Facebook é possível customizar, usar vários tipos de aplicativos, diferentes formatos, o sistema foi desenhado para isso. No Orkut, a marca não pode ter seu espaço. Não há diferença entre uma comunidade oficial e uma não oficial, por exemplo”, diz Roberto Groismann, sócio-diretor da Agência Digital F.biz.

Amostras de shampoo no Twitter

Para concorrer com o Twitter e o Facebook, nesta última semana, o Orkut iniciou testes para a primeira comunidade de marca, estreando com a Nike. A ideia é oferecer a ferramenta a outras empresas no primeiro semestre desse ano. “O Orkut conta com a vantagem da grande população em relação às demais redes, o que pode dar certo”, acrescenta o sócio-diretor da F.biz.

Entre os casos de sucesso da agência está o case da Seda, que distribuiu amostras de seus produtos para usuários do Facebook e do Twitter. O objetivo da ação era oferecer o produto ideal para cada tipo de cabelo. “Se alguém comentava no Twitter que o cabelo acordou ruim, identificávamos o tipo pela foto e sugeríamos o produto. Em seguida, a pessoa fazia o pedido pelo site e recebia o shampoo em casa”, explica Groismann.

A Sunny Brinquedos, que detém os direitos do Playmobil no Brasil, também investe nas redes sociais. A página da marca no Twitter promove ações que premiam seus seguidores com produtos da marca. A “Caça ao Playmobil”, realizada em julho de 2010, ilustra o sucesso desse tipo de ação. O número de seguidores da Sunny na rede social aumentou em 52%.

O objetivo da caça era tirar uma foto de um boneco gigante escondido em algum ponto de São Paulo e, para ajudar na busca, uma dica foi enviada pelo Twitter. “A ideia era trazer as pessoas do mundo virtual para o real, fazendo com que elas também se envolvessem fora da página online”, diz Sharon Czitrom, Diretora de Comunicação da Sunny.

Ações integram online e offline

Para este ano, a empresa pretende seguir com as promoções nas redes sociais e já conta com um planejamento. A ideia é envolver adultos e crianças em uma mesma ação a partir do Twitter, com foco no Playmobil. “A iniciativa conta com duas frentes, cada uma com sua linguagem. As crianças desenharão algo relacionado ao produto, enquanto os adultos deverão criar um cenário, com o mesmo tema, e tirar uma foto. Em seguida, eles postarão no Twitter e o melhor será um Wallpaper”, explica Sharon.

Já a Pizza Hut São Paulo estreou nas redes sociais em uma ação nacional em parceria com o cream cheese Philadelphia. A rede de restaurantes acreditou no poder de divulgação das plataformas virtuais para apresentar as novas receitas, disponíveis no cardápio até fevereiro. A marca ainda não faz promoções, mas já entendeu que não pode ficar fora desse universo e iniciará sua presença nas redes sociais em 2011.

“Nosso objetivo é entrar no Orkut e no Facebook. A ideia é casar o planejamento de Marketing com as redes sociais e todas as ações contarão com inserções nessas páginas. Hoje não tem como ficar de fora, se demorarmos mais seis meses estaremos atrasados”, afirma Cacá Salles, Gerente de Marketing da rede paulista.

Promoções sugerem novos produtos

Por enquanto, os investimentos da Pizza Hut São Paulo estão concentrados em outra mídia, o celular. No fim de 2010, a empresa lançou um aplicativo para iPhone que possibilita fazer pedidos nos restaurantes da capital paulista. O objetivo é oferecer ao consumidor comodidade e rapidez. A ferramenta já é utilizada nos Estados Unidos e mais de um milhão de pizzas foram comercializadas pelo celular em um ano. No Brasil, a recém chegada ferramenta conta com mais de 1.200 downloads em menos de um mês. A expectativa é que as vendas delivery aumentem em 35% até o fim de 2011.

Enquanto a Pizza Hut São Paulo não chega efetivamente às redes sociais, a empresa no Rio Grande do Sul investe em ações no Twitter. Entre as inserções feitas no ano de 2010 está o lançamento de uma pizza criada por um internauta. A ação consistia na sugestão de sabores com os ingredientes da escolha do consumidor, podendo entrar para o cardápio do restaurante.

Para concorrer era preciso enviar para o perfil do restaurante na rede social o sabor da pizza. Em seguida, as cinco sugestões aprovadas pelos chefs foram para votação no site e a vencedora recebeu o nome de Pizza Twitter. O autor da novidade ganhou um jantar em um dos restaurantes da Pizza Hut. A ação mobilizou os internautas e a pizza campeã – que incluía carne bovina, carne suína, mussarela, orégano e molho barbecue – obteve 1746 votos na eleição. Cerca de 80 sugestões foram enviadas e mais de 3.500 votos foram distribuídos entre as cinco finalistas.

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Atuando de forma semelhante à Pizza Hut POA, a Taeq realiza a ação “Do meu jeito”, no Facebook. A iniciativa também levará às prateleiras dos supermercados sabores de barrinha de ceral criados por consumidores. Os internautas participam enviando suas sugestões por meio da página da marca na rede social e uma comissão será responsável por selecionar 20 destas para testes entre os clientes. Em seguida, seis criações disputarão o voto popular pelo site da Taeq e as vencedoras serão comercializadas pelo Grupo Pão de Açucar.

Fonte: Mundo do Marketing

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By | 2017-05-24T14:11:30-03:00 15 janeiro, 2011|Categories: Redes Sociais|Tags: , , , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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