Seis em cada dez brasileiros já estão pesquisando o que comprar na Black Friday, mostra levantamento do Google

Em uma pesquisa realizada pelo Google em parceria com a Offerwise sobre as intenções de compra para a Black Friday de 2022, ficou evidente que o consumidor brasileiro já está ansioso pelas promoções. Seis em cada dez pessoas com intenções de compra já estão fazendo listas de desejos e pesquisando valores antes das promoções começarem.

A pesquisa foi realizada em outubro deste ano com 500 pessoas das classes A, B e C, que declararam conhecer a Black Friday.

“O estudo traz uma notícia importante para as marcas: os consumidores já estão iniciando sua jornada de compra, e as empresas podem exercer um importante papel de ajuda nesse momento de escolha”, diz Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o Varejo do Google Brasil.

“A pesquisa mostra que até metade dos consumidores ainda não definiu nada sobre os itens que pretende adquirir, como marca, modelo ou onde comprar, abrindo uma grande oportunidade para que as empresas antecipem essa conversa”, ela completa.

O que comprar?

Os principais itens nas listas de desejos dos que declararam querer comprar na data são os eletrônicos, com destaque para consoles e jogos (86% dos respondentes), celulares (85%) e TVs (83%), além de computadores, tablets e periféricos (80%).

Confira a lista das principais categorias:

produtos e categorias mais pesquisados antes da Black Friday segundo pesquisa do Google
Produtos e categorias mais pesquisados antes da Black Friday segundo pesquisa do Google

Além do destaque para os itens de informática que lideram a lista, há também bastante interesse do consumidor em compras relacionadas aos cuidados com bebês, móveis, perfumaria e cosméticos (que também se destacou na Black Friday dos últimos anos), artigos para pets e eletrodomésticos (outra categoria tradicional nas compras da data).

Dentre os produtos mais procurados dentro desta categoria, os destaques são fogão e cooktop, desejados por 44% dos entrevistados, seguidos por micro-ondas (40%) e geladeira (38%). Já entre os eletroportáteis, a queridinha é a Airfryer, com 56% dos brasileiros declarando que querem levá-la para casa. Em seguida, vêm a batedeira, o liquidificador e o aspirador de pó, desejados por 36% dos entrevistados.

Eletrodomésticos e eletroportáteis de acordo com a classe econômica

Ao analisar as intenções de compra de acordo com a classe dos consumidores, o top 3 da lista de desejos das classes A e B para eletrodomésticos se distancia um pouco dos que são preferidos pela C. Por exemplo, enquanto as classes A e B estão de olho em fogão e cooktop (56%), ar-condicionado (41%) e micro-ondas (34%), a C prioriza muito antes o micro-ondas (43%), seguido pela geladeira (42%), para só então pesquisar por fogão e cooktop (39%).

Entre os eletroportáteis, a classe A e B colocou em seu primeiro lugar do pódio a Airfryer, com 65% das intenções de compra, enquanto o segundo lugar ficou com a panela elétrica, desejada por 39% e o terceiro com o aspirador de pó (37%). Para a classe C, a Airfryer também é favorita, escolhida por 49%, seguida por grill e sanduicheira (38%) e na terceira posição ficaram empatados batedeira e liquidificador (35%).

Quando o assunto é TV, destaque para lojistas nesta Black Friday por causa da Copa do Mundo, os aparelhos preferidos pela maioria dos entrevistados da classe AB (39%) foram os de 51 a 55 polegadas, enquanto os mais desejados pela classe C (26%) foram os equipamentos de 44 a 50 polegadas.

Copa do Mundo

Uma das apostas dos varejistas este ano com relação à Black Friday é a disputa de atenção com a Copa do Mundo no Catar. Para alguns, além dos desafios, os eventos simultâneos podem ser uma oportunidade. De acordo com a pesquisa, a Copa deve sim impulsionar as vendas em alguns segmentos específicos.

26% dos consumidores declaram que devem comprar alimentos, 25% vão comprar bebidas, 19% pretendem comprar roupas e acessórios e 17% vão investir especificamente em moda esportiva.

Há também aqueles que se anteciparam, aproveitando algumas promoções antes do período de Black Friday e Copa: 21% dos entrevistados disseram que já compraram roupas pensando na preparação para os jogos da Copa do Mundo. Entretanto, a maioria dos entrevistados declarou que vai esperar a data para comprar produtos que costumam ter ticket mais alto, sobretudo eletrodomésticos (93%) e TVs (92%).

Por: E-Commerce Brasil

By | 2022-11-06T18:29:11-03:00 22 novembro, 2022|Categories: Mercado|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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