Setor de chocolates não está animado para este ano

A indústria de chocolates e doces não espera grande coisa de 2014. O ano deve ser “praticamente a mesma coisa” que 2013, diz Getúlio Ursulino Netto, presidente da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados). Segundo ele, a Copa do Mundo pode aquecer a economia e alavancar as vendas, mas os fabricantes “não esperam grande coisa” para o ano.

Em 2013, até outubro, houve queda de 0,7% na produção de chocolates. Ursulino Netto evita fazer projeções, mas diz que o desempenho em 2013 e as perspectivas da economia brasileira para 2014 não indicam que o consumo vá acelerar ao longo do ano.

“Agora que estamos sentindo a crise. Os países [que importam produtos brasileiros] continuaram comprando, mas compraram menos. A crise internacional está batendo à nossa porta”, diz ele, referindo-se à exportação da indústria de doces. No primeiro semestre de 2013, as exportações de balas caíram 10,4% em relação a 2012.

“As indústrias fabricantes de balas tiveram um desempenho estável, com crescimento de 1,4% de janeiro a outubro. Esse movimento é positivo e mostra um sinal de recuperação, já que em 2012 o setor teve queda”, diz Ursulino Netto.

Já a produção de chocolates patinou. Entre janeiro e outubro de 2013, o volume produzido no País caiu 0,7% na comparação com 2012. Entre 2007 e 2012, o setor havia registrado crescimento médio anual de 9,5%. E o setor de amendoim registrou queda no primeiro semestre de 2013, diz o executivo, sem detalhar números.

Ursulino Netto avalia que o baixo desempenho dos setores de chocolates, balas e amendoins ficou “em linha com a performance econômica do País, que apresentou o mesmo cenário em praticamente todos os setores da indústria.”

Segundo Ursulino Netto, o principal fator para o desempenho negativo é “o atual cenário econômico brasileiro e mundial que está estagnado e as indústrias retraíram os investimentos em produção.”

Fonte: Valor Econômico
Por: Supermercado Moderno

Enhanced by Zemanta
By | 2020-11-06T09:56:11-03:00 10 janeiro, 2014|Categories: Mercado|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme