Enquanto adolescentes buscam a comunicação com seus amigos por meio de fotos, os adultos passam a consumir o conteúdo fornecido pelo aplicativo.
Adolescentes amam orelhas de cachorro digitalizadas, coroas de flores e óculos de sol engraçados. Assim como seus pais. O aplicativo de compartilhamento de fotos conhecidos por esses filtros, Snapchat, está ganhando usuários mais velhos.
A empresa de pesquisa eMarketer projeta que 70,4 milhões de americanos vão usar o Snapchat em 2017, um aumento em relação a previsão de Junho, de 66,6 milhões de usuários. Os números foram obtidos a partir de um estudo sobre a base de usuários dos Estados Unidos divulgado nessa terça-feira, 28. A maior base de usuários da rede social tem de 18 a 24 anos, mas a eMarketer estima que 6,4% dos usuários serão pessoas de 45 a 54 anos em 2017, uma pontuação maior em 2 porcento do projetado anteriormente. A pesquisa define como usuários aqueles que olham aplicativo pelo menos uma vez por mês.
De acordo com a pesquisa, aproximadamente 8 milhões de snapchatters (nome dado aos usuários da rede) têm mais de 45 anos (apenas 11% do total da base de usuários nos Estados Unidos). A expectativa é que os maiores de 45 atinjam 12,2% do total de usuários do aplicativo em 2018 e 13,3% em 2019. No ano passado, cerca de 9% dos snapchatters americanos eram mais velhos do que 45 anos. Em 2015, esse total era de 5,6%.
A empresa dona do Snapchat, a Snap Inc., recentemente se apresentou para fazer uma venda de ações iniciais. A Snap está planejando arrecadar cerca de US$ 3,2 bilhões no IPO, o que resultaria num valor de mercado próximo a US$ 18,5 bilhões. A abertura das ações está marcada para começar nessa quinta-feira, 2. O representante do Snapchat negou-se a comentar sobre o estudo do eMarketer, por conta das restrições do período de silêncio, que precede o IPO.
“Grupos mais velhos são mais inclinados a se conectar por conteúdo. A plataforma tem múltiplos patrocínios com redes de televisão para mini-epsódios”, diz Jaimie Chung, analista do eMarketer. “Enquanto isso, os grupos mais jovens estão usando menos o Snapchat já que o Instagram Stories pode prover suas necessidades”, complementa.
O Instragram, gerido pelo Facebook Inc., lançou o Instagram Stories em agosto e, desde então, adquiriu 150 milhões de usuários que usam a ferramenta diariamente, de acordo com a plataforma. No começo de fevereiro, o Snapchat disse que sua contagem de usuários diários era de 158 milhões. Ambas as plataformas oferecem anúncios entre os posts dos usuários.
Apelar para pessoas de idade mais avançada é algo bom para um produto digital direcionado aos mais jovens, desde que o aplicativo não ganhe uma reputação de plataforma para adultos. “Eu acho que, até uma certa extensão, o uso entre adultos está sendo direcionado por pais que querem checar seus filhos. Mas nós queremos sentir que o Snapchat vai gradualmente aumentar seu apelo para além da juventude demográfica, assim como o Facebook”, diz Debra Aho Williamso, principal analista no eMarketer. A empresa de pesquisas estima que mais de 80% dos usuários da rede nos Estados Unidos eram menores de 35 anos ano passado, comparado com cerca de 70% dos usuários do Instagram no mesmo país.
Enquanto usuários mais velhos gravitam em direção ao conteúdo original do Snapchat, os mais novos mantém o uso para não quebrar o recorde de dias trocando fotos com seus amigos. Adolescentes ficam obcecados em manter um número de uso alto demonstrado por um emoji no aplicativo ao lado do nome do amigo com quem conversam.
“Às vezes eu mando um snap durante a aula para manter a contagem”, diz Abby Rogers de 15 anos para o site Bloomberg em Janeiro. “Eu só deixo o celular apontado para cima e tiro uma foto do teto”.
Por: Meio & Mensagem
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