Varejo paulista cresce 5,4% no primeiro semestre

As vendas do comércio varejista no Estado de São Paulo atingiram R$ 58,1 bilhões em junho, alta de 4,9% em relação ao mesmo período do ano passado, R$ 2,7 milhões a mais do que em 2018. Foi a maior cifra para o mês desde o começo da série histórica, em 2008. Nos últimos 12 meses, a elevação foi de 5,1%. No acumulado dos primeiros seis meses do ano, o aumento foi de 5,4%, o que representa um montante de R$ 18 bilhões a mais do que o obtido no primeiro semestre de 2018.

De acordo com a assessoria econômica da entidade, o varejo paulista se destacou entre outras regiões do Brasil por manter índices positivos no primeiro semestre de 2019, com melhorias nas variáveis que determinam o consumo das famílias, tais como inflação estável, redução de juros, alta da tomada de crédito e criação de empregos formais.

Das nove atividades pesquisadas do varejo, oito obtiveram alta em seu faturamento real no comparativo anual em junho, com destaque para os setores de farmácias e perfumarias (11,5%) e supermercados (5,4%). Juntos, contribuíram para o resultado geral com 2,7 pontos porcentuais (p.p.).

Por outro lado, o segmento de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamento sofreu recuo de 7,5%, impactando negativamente em 0,6 ponto porcentual.

Em junho, as vendas do varejo na capital paulista registraram alta de 5,5% na comparação com o mesmo mês de 2018. Assim, atingiu R$ 18 bilhões, R$ 938,4 milhões a mais do que o registrado no ano passado. Trata-se da maior cifra para um mês de junho desde 2008, início da série histórica. Nos últimos 12 meses, a elevação foi de 4,5%. No acumulado dos primeiros seis meses do ano, o aumento foi de 5,2%, o que representa um montante de R$ 5,3 bilhões maior do que o obtido no primeiro semestre de 2018.

Todas as nove atividades pesquisadas apresentaram elevações no mês de junho, com destaque para concessionárias de veículos (6,1%), outras atividades (5,7%) e supermercados (4,7%). Juntas, contribuíram para o resultado geral com 3,3 pontos porcentuais (p.p.).

Por: Mercado & Consumo

By | 2019-10-21T20:07:42-03:00 31 agosto, 2019|Categories: Varejo|Tags: , , , |0 Comments

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Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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