Varejo teve queda de 3,1% em janeiro

Dados são referentes ao acumulado dos últimos 12 meses. Destaque vem dos produtos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos.

O setor varejista despencou 3,1% no acumulado de 12 meses, de acordo com o indicador Gyra Trends. Comparando a média móvel da atividade das micro e pequenas empresas no último ano, é notável uma retração tanto no atacado quanto no varejo dos pequenos negócios. Os dados da pesquisa sobre o varejo mostram que há continuação na migração de vendas realizadas de forma offline para canais digitais, em todos os segmentos do comércio. 

Veja também: Varejo 4.0: ame-o ou deixe-o

Um exemplo desta transição no comportamento são os produtos de alimentação e bebidas que tiveram um bom desempenho quando realizados por meio de vendas online, mas a categoria foi derrubada no desempenho geral por produtos de alimentação e bebidas vendidos por meios offline, com queda de 0,8%.

Pequenos negócios do segmento de materiais de construção, que apresentaram bons desempenhos na esteira do auxílio emergencial, tiveram um fraco desempenho durante janeiro, na comparação anual, com queda de 1,2%.

Na ponta oposta, o destaque vem dos segmentos de produtos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos – que tiveram um crescimento de 7,3% – assim como equipamentos e artigos de uso doméstico – com alta de 3,7% -, que tiveram bom desempenho no início do ano.

Por: Priscilla Oliveira, Mundo do Marketing

By | 2021-03-01T11:13:42-03:00 22 fevereiro, 2021|Categories: Varejo|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme