Vendas online devem chegar a R$ 3,07 bi na Black Friday de 2019, diz Ebit/Nielsen

s vendas online devem faturar R$3,07 bilhões na Black Friday em 2019, alta de 18% na comparação com 2018, conforme estimativa da Ebit|Nielsen. De acordo com o levantamento, os pedidos podem ter alta de 15% em relação ao ano passado, chegando a 4,91 milhões. O ticket médio deve ser de R$ 626, uma variação de 3%.

Estimativa Black Friday

Fonte: Ebit/Nielsen – Estimativa Black Friday 2019

Consumidores esperam pela Black Friday

Fonte: Ebit/Nielsen – Espera pela Black Friday para realizar compras em 2019

Em 2019, a Black Friday será realizada entre os dias 28 e 29 de novembro, considerada o maior evento sazonal do comércio eletrônico do Brasil. O faturamento das vendas de e-commerce durante os dois dias representa 5% do total do ano. Segundo a pesquisa, 85% dos consumidores deixaram de efetuar uma compra online este ano aguardando os descontos da data.

Comparação com os últimos anos (por dia)

Fonte: Ebit/Nielsen – comparação do faturamento

Brasileiros antecipam compras de Natal

Além de comprarem cada ano mais na data, os brasileiros estão antecipando as compras de Natal. Em 2019, 44% dos entrevistados declararam que o evento servirá para garantir produtos de Natal, uma alta de 3 pontos percentuais em relação a 2018. Conforme os números, 78% será para uso próprio, 29% destinado a compras para a família e 20% presentes.

Fonte: Ebit/Nielsen – propósito das compras na Black Friday 2019

Mobile first

No ano passado, 63% das compras foram feitas efetivamente na sexta-feira, 29% antes da data e 24% depois. O levantamento aponta que 47% dos consumidores acredita que os descontos são melhores no dia da Black Friday.

Conforme aponta o levantamento, neste ano as vendas por dispositivos móveis já representam mais da metade do total. Nos primeiros 11 dias de novembro, 52,8% dos pedidos foram originados de aparelhos celulares e tablets. Estar preparado para vender no mobile, seja por aplicativo ou pelo próprio browser, será importante para a data.

Neste contexto, de acordo com a líder de Ebit|Nielsen, Ana Szasz, o uso do mobile é ainda mais importante em alguns segmentos, como Casa e Decoração, Perfumaria, Esportivo e Roupas e Calçados. Além disso, abrange todo o Brasil. “A região Sul, por exemplo, cresce 62% nas vendas via dispositivo, já o Nordeste segue com a maior importância em volume de pedidos, chegando a 43,5%”, ressalta.

Para este ano, as dez categorias mais desejadas pelo e-consumidor na Black Friday são:

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi aplicada no mês de setembro de 2019 com os consumidores que efetuaram compras em lojas online conveniadas a Ebit|Nielsen (têm cadastro com informações verificadas).

Por: E-Commerce Brasil

By | 2019-11-24T20:37:06-03:00 23 novembro, 2019|Categories: Marketing Digital|Tags: , , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme