Um estudo inédito no Brasil analisou os 100 maiores perfis de marcas nas redes sociais.
A análise foi feita em uma parceria entre a Faap (Núcleo de Inovação em Mídias Digitais da universidade) e o Socialbakers, maior especialista mundial de monitoramente de redes sociais.
O estudo será divulgado a cada trimestre no Brasil. O primeiro compilou dados de julho a setembro.
É possível fazer comparações de desempenho dos perfis de marcas com não-marcas
De modo geral, as marcas têm menos interação com o público. São menos posts, likes e comentários se comparados com perfis de não-marcas, principalmente de entretenimento e mídia/notícias.
Veja a seguir os resultados:
Volume de fãs – Perfis de marcas têm 2.688.233 seguidores em média – contra 2.404.810 dos perfis de mídia/notícias e 1.361.420 dos perfis de entretenimento.
Interações – Perfis de marcas têm 110.801 interações: 88% curtidas, 9% comentários e 3% compartilhamentos. Bem menos que a interação com perfis de mídia/notícias: 1.009.117.
Tempo de resposta – Perfis de marcas demoram 1 hora e 52 minutos para responder algum usuário. A média geral é de 9 horas e 23 minutos.
Publicações – As marcas postam fotos em 83% das atualizações. Cerca de 4% são vídeos e 5% apenas uma atualização de texto. São 374 posts em três meses.
Seguidores – As marcas têm perfis pequenos se comparados aos perfis de não-marcas. Elas têm média de 168.085 seguidores – contra 2.381.678.
Interação – Os perfis de marcas têm média de 10.695 interações, a maioria quando há postagem de foto. A média de não-marcas é de 295.413 interações.
Respostas – Quando um usuário fala algo para a marca (uma pergunta, uma reclamação), a média do tempo de resposta é de 8 horas e 35 minutos. Não-marcas respondem em 59 minutos.
Publicações – As marcas publicam 445 tweets em um trimestre, em média.
Publicações – Em três meses, são feitas 100 postagens em média.
Filtros prediletos – 86% das fotos não usam filtro algum. O predileto é Valencia (1,9%), seguido de Amaro (1,7%) e Mayfair (1,6%).
Hashtags – 27% das publicações tinham de 2 a 3 hashtags. 18% colocam apenas uma, mas outros 18% enche com 4 ou 5 ### e 15% colocam mais de dez!
Seguidores – 35.039 é a média de seguidores das marcas.
Interação – É na base do like: 97,8% fazem isso. Apenas 2,2% comentam.
Gostei/Não gostei – Em média, os vídeos das marcas ganham 50 “gostei” e 7 “não gostei”.
Visualizações – Os vídeos são vistos 121.806 vezes em média.
Comentários – São 5 comentários em média por vídeo.
Assinantes – 13.935 assinantes por canal em média.
Vìdeos no canal – São 470 vídeos por canal, em média.
Por: Exame
Leave A Comment