20% dos e-mails em todo o mundo nem são abertos

As marcas do Brasil viram a colocação na caixa de entrada se estabilizar em 79%, mesmo índice detectado no período anterior.

Um em cada cinco e-mails comerciais em todo o mundo não atinge o destino desejado, de acordo com o Relatório de Benchmark de Entregabilidade 2017 da Return Path. O estudo revela que apenas 80% das mensagens são entregues na caixa de entrada, enquanto as 20% restantes são bloqueadas ou desviadas para a pasta de spam.

A taxa global de entregabilidade atual é apenas 1% superior à apresentada nos relatórios de 2016 e 2015, ou seja, as marcas ainda estão perdendo oportunidades valiosas de gerar receitas significativas com o auxílio do canal de e-mail. A avaliação foi feita com base na análise de mais de dois milhões de mensagens promocionais enviadas à consumidores de todo o mundo entre os meses de julho de 2016 e junho de 2017.

“O e-mail segue como o canal mais popular e efetivo para as marcas no acesso aos clientes, por isso merece uma atenção especial. Se seus e-mails não estão chegando à caixa de entrada, você certamente está perdendo a oportunidade de construir e fortalecer relacionamentos, e de gerar ROI”, ressalta Cecilia Belele, Diretora Regional da Return Path para América Latina. “Inclusive, é preciso ter em mente que a filtragem de e-mail continua a evoluir, pois os provedores aplicam algoritmos cada vez mais sofisticados para entregar apenas o conteúdo que seus usuários realmente desejam”, reforça.

Brasil mantém taxa de 79% – As marcas do Brasil viram a colocação na caixa de entrada se estabilizar em 79%, mesmo índice detectado no período anterior. Entretanto, os profissionais de Marketing canadenses e australianos alcançaram as maiores taxas de entrega em caixa de entrada neste estudo, com uma média de 90%.

Algumas conclusões do Relatório de Benchmark de Entregabilidade 2017:

França, Espanha e Reino Unido superam a taxa global – Os profissionais de marketing nos países europeus geralmente excederam a taxa global de entrega em caixa de entrada, com médias de 82% (França e Espanha) e 84% (Reino Unido);

Alemanha passa por queda – Dos países europeus estudados, apenas a Alemanha caiu ligeiramente abaixo da média global com 79% de colocação na caixa de entrada;

Diferenças de resultados entre setores – Na análise por setor, os que apresentaram relacionamento mais eficiente com os clientes foram os: bancário e financeiro (94%); distribuição e fabricação (92%); e viagens (90%). Na lanterna, ficaram os setores de Educação/ONG’s/Governamentais e Automotivos. Alguns se destacam pelo grande crescimento em comparação ao período analisado anteriormente: Seguros (+13%) e Tecnologia/Software/Internet (+10%).

O Relatório de Benchmark de Entregabilidade 2017 está disponível para download gratuito no site da Return Path

Por: Proxxima

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme