44% dos consumidores aderem a cartão de loja

Pesquisa mostra que, ao adquirir o cartão, 29,9% das pessoas não analisaram as tarifas ou juros cobrados.

Fortaleza, 28 de junho de 2016. Pauta sobre cartoes de lojas. - Negocios - 29NE9911 - THIAGO GADELHA

Fortaleza, 28 de junho de 2016. Pauta sobre cartões de lojas.
– Negócios – 29NE9911 – THIAGO GADELHA

Já se tornou uma prática comum, ao entrar em uma loja de departamento, o cliente ser abordado por funcionários oferecendo cartões próprios dos estabelecimentos. Essa estratégia ajudou com que 44,5% dos brasileiros optassem pelo uso do cartão de loja, como uma opção para o acesso ao crédito, ou mesmo, pelos benefícios que ele oferece, é o que aponta o levantamento realizado em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

A principal motivação ao adquirir o crédito, para 38,1% dos clientes, foi poder fazer mais compras. A modalidade de pagamento foi adquirida por 46,9% das pessoas após receberem a oferta do próprio varejista, enquanto que 38,8% fizeram a solicitação nas lojas.

Apesar da opção parecer atrativa, o consumidor deve ficar atendo, encarando com receio a facilidade de conseguir crédito no cartão de uma loja, explicou a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti. “Caso a pessoa tenha feito uma boa análise sobre a pertinência de mais uma modalidade de crédito no orçamento pessoal, o novo cartão pode até ajudar na compra de novos produtos, mas caso o histórico seja de descontrole nos gastos, talvez seja melhor não utilizá-lo”, explica Kawauti.

Uso excessivo

A pesquisa mostra ainda que, no momento que adquiriu o cartão, três em cada dez (29,9%) usuários não analisaram as tarifas ou juros cobrados e 40% não sabem dizer o número de parcelas ainda não pagas de compras realizadas com o cartão de loja.

O uso excessivo ou sem controle do cartão de loja, fez com que 25,7%, dos que o utilizaram, ficassem com o nome sujo em algum momento pelo não pagamento das faturas, deste total, 6,4% ainda estão negativados.

Crediário ou carnê

O crediário e o carnê ainda são um opção bastante utilizada, como outra alternativa de crédito aos consumidores. Cerca de 29,9% utilizam essas formas de pagamento, sendo que 48% possui em média 1,7 carnês ou crediário atualmente e a contratação do serviço foi feita principalmente por meio da solicitação à loja (58,5%). As principais motivações para ter esse tipo de serviço é poder comprar mais (42,3%) e realizar um sonho de consumo (20,2%).

O levantamento mostrou também que o cartão de loja, o crediário e o carnê são utilizados, principalmente, para compras de roupas (75,0%), calçados (64,0%) e eletrodomésticos (34,3%), sendo que 17,6% fazem compras parceladas através destes meios ao menos uma vez por mês. Questionados sobre as principais vantagens das três modalidades, a maior parte dos consumidores cita a possibilidade de parcelamento (28,5%) e a segurança de não precisar andar com dinheiro (15,3%).

Por: Diário do Nordeste

By | 2017-05-25T10:52:49-03:00 11 julho, 2016|Categories: Consumo, Mercado, Varejo|Tags: , , , , |0 Comments

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Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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