Com aumento da presença da internet na rotina dos brasileiros, novas formas de impulsionar marcas são adotadas.
A soma de cidadãos com acesso à tecnologia no Brasil cresce a cada ano. No término de 2019, o número de brasileiros com 10 anos ou mais conectados à internet era de 143,5 milhões, o que representa 78,3% da população.
Olhando para trás, é possível observar o desenvolvimento da adesão no país: em 2016, 64,7% da população utilizava a internet. Em 2017, a porcentagem teve um tímido avanço: 69,8%. No ano de 2018, a marca chegou aos 74,7%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Aumento do comércio eletrônico
Em paralelo, também houve crescimento das vendas online no decorrer dos últimos anos. Em 2020, mesmo diante da pandemia, o Brasil registrou seu recorde, com mais de mais de R$87 bilhões em vendas no ano, de acordo com o relatório “Webshoppers” da Ebit Nielsen.
Ainda citando a fonte anterior, foi possível constatar crescimento de 30% nos pedidos em relação ao ano de 2019. A porcentagem representa 194 milhões de compras, realizadas por 79,7 milhões de usuários que dão preferência à compra on-line. O cenário traz oportunidades para novos negócios – e novas formas de implementar o Marketing.
Impacto dos influenciadores digitais
“No passado era comum buscar informações e recomendações de produtos e serviços com amigos e familiares que tiveram experiências anteriores. Com a tecnologia, a internet passou a ser uma aliada”, diz Jordania Gabrielle, influenciadora digital e empreendedora. Dessa forma, muitas empresas utilizam as redes sociais e influenciadores digitais para divulgar seus conteúdos.
Os anunciantes procuram influenciadores alinhados com os objetivos e valores de suas marcas, em busca de um maior alcance de suas campanhas. Estas, são realizadas em sua maior parte no Instagram, YouTube e Facebook, segundo uma pesquisa da Kantar Ibope e Squid, que reuniu 40 anunciantes de 23 empresas e 17 agências.
O “novo normal” também impulsionou o setor. De acordo com a pesquisa “Marketing de Influência em tempos de Pandemia de COVID-19” realizada pelas empresas Youpix e Brunch, 77% das 164 marcas entrevistadas julgam que os influenciadores digitais podem ser aliados neste momento de crise.
Por: SEGS
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