Adolescente planejam gastar 50% a mais em 12 meses

Os gastos dos adolescentes do Brasil, no entanto, estão entre os mais baixos dos países que integram o Bric.

Rio de Janeiro – Pais de adolescentes, preparem os bolsos. Segundo pesquisa da TNS Research International, os brasileiros com idade entre 12 anos e 19 anos, que gastam em média R$ 50 por semana (R$ 200 por mês), esperam aumentar em 50% os desembolsos nos próximos 12 meses.

Em 2008, o valor mensal era, em média, de R$ 90. Esse universo representa, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 32 milhões de pessoas que, no ano passado, gastaram cerca de R$ 32 bilhões.

De acordo com o levantamento, no Nordeste o gasto é menor, de R$ 31 por semana, enquanto no Sudeste as despesas chegam a R$ 54. A pesquisa foi feita em dezembro do ano passado com 1,5 mil jovens das classes A, B, C e D, moradores das nove regiões metropolitanas, além das principais cidades do interior.

Os gastos dos adolescentes do Brasil estão entre os mais baixos dos países que integram o Bric – grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China. Na Rússia e na China, a média de desembolso é 10% acima da brasileira. A explicação, segundo Jorge Kodja, diretor comercial da subsidiária local da TNS e responsável pelo estudo, é que os brasileiros demoram mais tempo para começar a trabalhar e para sair da casa dos pais. Isso faz com que a renda deles esteja atrelada à mesada.

“Com 18, 19 anos, o americano já é independente financeiramente, por exemplo. No Brasil, isso acontece por volta dos 25 anos”, diz Kodja. De acordo com a pesquisa, 52% dos entrevistados estudam e vivem com os pais. Nas classes A e B, essa participação sobe para 67%. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Exame

Enhanced by Zemanta
By | 2017-05-24T13:59:04-03:00 16 outubro, 2010|Categories: Consumo|Tags: , , , , , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme