As marcas brasileiras que mais se valorizaram em 2013

Enquanto a marca Hering saltou convincentes 58%, a Casas Bahia terminou o ano valendo 42% mais. Dados são do relatório anual da consultoria Interbrand.

A Hering foi a marca brasileira com maior valorização em 2013, com salto de 58% e avaliação de R$ 616 milhões. Os dados são do relatório anual da consultoria de branding Interbrand.

A lista prossegue com Casas Bahia, que, à bordo de um orçamento publicitário de R$ 1,59 bilhão, assistiu sua marca crescer 42% em valor ao longo do ano, para R$ 993 milhões. Os dez primeiros lugares trazem marcas de setores estratégicos, como tecnologia, telecomunicações, varejo e cerveja. Confira a lista completa.

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1. Hering
Variação: 58%
Valor de marca: R$ 616 milhões

Pelo segundo ano consecutivo, a Hering foi destaque como o maior salto do ranking – expressivos 58%. Segundo a consultoria, a performance reflete a versatilidade da empresa, que continua transitando entre classes sociais, faixas etárias e sexos. Há 130 anos no mercado, a marca equilibra uma identidade nacional bem definida, a identificação com o conforto e reinvenção constante.

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2. Casas Bahia
Variação: 42%
Valor de marca: R$ 993 milhões

O salto reflete o investimento de R$ 1,59 bilhão em propaganda, que deu à marca o posto de segundo maior anunciante do país em 2013, destaca a Interbrand. A empresa ainda investiu na expansão de suas operações nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, com a expectativa de 25 inaugurações até o fim do ano.

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3. Brahma
Variação: 42%
Valor de marca: R$ 7,2 bilhões

A Brahma mantém a força de seu posicionamento baseada na relação do povo brasileiro com suas grandes paixões, dentre elas, o carnaval e o futebol. Os analistas destacam também os investimentos em campanhas e comunicações com foco no esporte que cresceram durante o ano, como o exemplo do tema “Imagina na Copa”.

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4. Cielo
Variação: 35%
Valor de marca: R$ 1,17 bilhão

Com 55% de participação de mercado no crescente segmento dos meios de pagamento, a Cielo destacou-se ao direcionar mais de R$ 350 milhões ao desenvolvimento de novas tecnologias e serviços, ressalta a Interbrand. “As recentes parcerias e os investimentos em mobile payment fortalecem a organização em um mercado cada vez mais sensível a inovações”, resumem os analistas.

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5. Antarctica
Variação: 29%
Valor de marca: R$ 3,134 bilhão

Tradição continua sendo o principal atributo trabalhado pela marca, que mantém o slogan “Boa é Antarctica, a cerveja da diretoria”. O conceito é trabalhado de forma consistente em todos os principais pontos de contato da marca: botecos, rodas de samba, eventos e festas da cultura brasileira. Pelo segundo ano consecutivo, a empresa foi a patrocinadora oficial do carnaval de rua do Rio.

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6. Totvs
Variação: 29%
Valor de marca: R$ 382 milhões

Única do setor de tecnologia a estar entre as 25 mais valiosas do Brasil, a Totvs destacou-se pelo seu investimento em novas tecnologias, com 13,5% de seu orçamento destinado à pesquisa e desenvolvimento, ressalta a Interbrand. Um dos diferenciais competitivos da marca é seu modelo misto de distribuição, composto por representantes próprios e franqueados.

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7. Ponto Frio
Variação: 28%
Valor de marca: R$ 346 milhões

O Ponto Frio chama atenção por sua grande atuação no Facebook e no Twitter, que, juntos, conseguiram impulsionar vendas superiores a R$ 20 milhões em 2012. O pinguim, personagem da empresa, é quem dá o tom da comunicação, e ajuda a marca em sua meta de reposicionar-se e dialogar melhor com as classes A e B.

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8. Vivo
Variação: 24%
Valor de marca: R$ 2,6 bilhões

Em 2013, a Vivo seguiu construindo valor em cima do conceito de multiconexão. A liderança destacada nos segmentos mais rentáveis (celular pós-pago, placas de dados móveis e voz fixa para corporações) e a criação de soluções inovadoras foram parte dos fatores que tornaram a marca mais presente e relevante no dia a dia dos brasileiros.

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9. Havaianas
Variação: 23%
Valor de marca: R$ 375 milhões

A escolha por um estilo irreverente e bem humorado tornaram a marca uma representação da cultura do Brasil, além de referência de sua moda. Seus valores geram identificação e desejo em escala global – a empresa tem 91% de reconhecimento na Austrália e 55% na Europa, destacam os analistas. Outra decisão acertada a foi a diversificação do portfólio, que oferece, além de sandálias, tênis, bolsas e até toalhas.

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10. Oi
Variação: 19%
Valor de marca: R$ 699 milhões

Depois de um período difícil para as teles, em 2013 a Oi recuperou parte do prestígio junto a consumidores, afirmam os analistas. O salto é fruto da melhora nos seus resultados operacionais e de investimentos certeiros em comunicação e em uma “cultura interna mais forte e dedicada ao consumidores”, segundo o relatório. A má notícia foi o enorme endividamento necessário para fazer os devidos investimentos.

Por: Exame

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By | 2017-05-28T11:20:14-03:00 16 dezembro, 2013|Categories: Marca, Marketing Digital, Mercado, Pesquisas, Redes Sociais, Varejo|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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