Coca-cola continua sendo a número 1, mas empresas de tecnologia como Google e Apple sobem alguns degraus no levantamento da Interbrands
A consultoria de gestão de marcas Interbrand apresentou hoje a 11ª edição do Best Global Brands, o ranking das marcas mais valiosas do mundo. Como em todas as edições anteriores, a Coca-Cola continua no topo da lista, com um valor de marca estimado em US$ 70,4 bilhões.
Na lista deste ano, as empresas de tecnologia foram o grande destaque. Das dez maiores, seis pertencem a este setor. A IBM é a 2ª colocada, com uma marca avaliada em US$ 64,7 bilhões. A empresa comandada por Sam Palmisano teve sua marca valorizada em 7% na comparação com o último ranking. A seguir aparecem a Microsoft, em 3º lugar; o Google, em 4º; a Intel, em 7º; a Nokia, em 8º, e a HP, em 10º lugar.
As marcas que mais valorizaram
Além da forte presença entre as Top 10, a empresas de tecnologia foram as que apresentaram a maior valorização de marca. As três maiores altas foram da Apple (37% ), do Google (36%) e do BlackBerry (32%), a marca da fabricante de smartphones RIM.
Os bancos, que no ano passado sofreram com a crise econômica mundial, este ano tiveram a chance de recuperar a reputação. As instituições que melhor se recuperaram da forte turbulência, tiveram também um aumento na percepção de suas marcas. O JP Morgan, que lucrou US$ 11 bilhões em 2009 e US$ 4,8 bilhões no segundo trimestre do ano, teve sua marca valorizada em 29%.
No outro extremo, as marcas que mais perderam valor foram a Harley Davidson (-24%), Toyota (-16%), Nokia (-15%), Dell (-14%) e Citi (-13%). Na avaliação da Interbrands, a principal razão para a desvalorização da marca Harley, foi a percepção de que em tempos de crise uma motocicleta torna-se uma compra irrelevante. A Toyota, que sempre foi vista como uma marca confiável, perdeu muito com os sucessivos recalls realizados durante este ano. Nokia e Dell, apesar de serem empresas de tecnologia, não têm lançado produtos suficientemente inovadores para atrair a admiração dos consumidores, como fazem Google e Apple.
Luxo em baixa
As marcas de alto luxo também surpreenderam negativamente neste Best Global Brands 2010. Nomões como Chanel, Rolex, Prada e Ralph Lauren deixaram a lista das 100 marcas mais valiosas do mundo. Outra que deixou a lista foi a BP (British Petroleum), fortemente afetada pelo acidente que provocou o maior vazamento de petróleo do mundo, no Golfo do México. Ainda foram excluídas Wrigley’s, Duracell, Lexus, Burger King e Puma.
As empresas que saíram deram lugar às novatas Jack Daniels, Johnnie Walker, Corona, Heineken, Sprite, Barclays, Credit Suisse, Santander e Zurich, que não apareciam no ranking anterior.
De onde vêm as marcas
Considerando a nacionalidade de cada uma das marcas listadas no Best Global Brands, os Estados Unidos são o grande berço das marcas mais valiosas. Das 100, 49 são americanas. A seguir aparecem Alemanha, com 10 empresas; França, com 9, e Japão, com 6. O Brasil não tem nenhuma representante na lista.
As dez marcas mais valiosas do mundo
Fonte: Época Negócios
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