Com aumento de inflação, as marcas preferidas dos brasileiros em 2022 tiveram ligação direta com a gestão de preços. Entenda
Quais são as marcas preferidas dos brasileiros? Publicado nesta semana, o relatório Kantar Brand Footprint 2023 traz a resposta. Além disso, apresenta algumas mudanças no comportamento no consumidor – inclusive o modo de driblar a inflação.
Realizada anualmente, a pesquisa mede a presença das marcas dentro dos lares em escala local. Para isso, utiliza uma métrica original, chamada de Consumer Reach Point (CRP), a partir da qual mensura quantas famílias compram produtos de determinadas empresas e com que frequência. Nesta edição, foram analisadas 350 marcas no Brasil com inclusão de três novas categorias: carnes suínas, mortadelas e salsichas.
O estudo enfatizou também a forma que empresas presentes em mais pontos de vendas e com maior controle no aumento de preço de mercadoria figuram entre as marcas preferidas do país.
Quais são as marcas preferidas dos brasileiros?
As cinco marcas mais escolhidas pelos brasileiros em 2022 foram:
- Coca-Cola
- Ypê
- Perdigão
- Seara
- Italac
Por que?
O relatório destacou que, das 33 marcas que ganharam CRPs em 2022, 23 mantiveram o controle sobre o valor final da mercadoria. Ganharam popularidade marcas que barraram a passagem do aumento de preço para o consumidor.
Outra estratégia foi uma ampla distribuição de produtos. Este ano, 27% das pessoas visitaram oito ou mais canais antes de realizar uma compra. Isso reflete nas receitas: 46% do faturamento dessas marcas mais escolhidas vieram da estratégia de mix de mais de oito canais.
2022 ainda foi o ano com maior crescimento de CPRs. O máximo dos anos anteriores eram 11 p.p. (ponto de penetração), enquanto este ano o número chegou a 15 p.p.
Marcas ganham popularidade e preferência
Além da constância das marcas preferidas (Coca-Cola, Ypê, Perdigão, Seara e Italac), o Brasil viu um crescimento de marcas nos lares brasileiros: 192 ao todo (10 novas). Estima-se que antes o brasileiro comprava 24 marcas – este número cresceu para 27.
O crescimento vale-se do fato de que, para driblar a auta dos preços, o brasileiro procura alternativas e aceita experimentar novas marcas.
“Este é um momento de retomada do consumo. O consumidor está disposto a trocar de marcas e testar novas. As marcas que estiverem atentas às constantes mudanças no comportamento de compra do brasileiro conquistarão e fidelizarão mais consumidores “, comenta Elen Wedemann, CEO da divisão Worldpanel da Kantar.
Mais presença nos lares
A Kantar destacou ainda as 10 marcas que começaram a ter mais de 50% de presença nos lares brasileiros em 2022. São elas:
- Natura
- Ninho
- Delícia
- Visconti
- Garoto
- Yoki
- Intimus
- Elegê
- Close-Up
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