Aumento no consumo pela internet

O índice de consumidores que pretendem comprar pela internet no terceiro trimestre de 2010 teve alta em relação ao segundo trimestre deste ano: passou de 80,7% para 87,0%, e leve crescimento de 0,9 p.p. em relação ao 3º trimestre de 2009.
.
É o que revela a “Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra na Internet”, realizada pelo PROVAR (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados e a e-bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico.
.
A amostra, feita com 6.219 domiciliados no Estado de São Paulo durante a primeira quinzena de julho, analisa a intenção de compra e de gasto em relação a dez categorias de produtos (Linha Branca; Eletroeletrônicos; Telefonia e Celulares; Informática; Produtos para Casa; CDs, DVDs, Livros e Revistas; Cosméticos, Perfumaria e Saúde; Brinquedos; Utilidades Domésticas; Viagens e Turismo) e avalia a utilização de crédito nas compras.
.
De acordo com a pesquisa, nove das dez categorias analisadas apresentaram aumento na intenção de compras na internet para o 3º trimestre em relação ao 2º trimestre deste ano. Apenas o item “Cosméticos, Perfumaria e Saúde” não apresentou variação positiva. Já em relação ao mesmo período de 2009, apenas três categorias demonstram aumento de intenção de compra. A pesquisa indicou ainda que o cartão de crédito é a forma de pagamento mais utilizada sendo a preferida de mais de 60% dos consumidores em todos os segmentos.
.
Segundo Claudio Felisoni de Angelo, coordenador geral do Provar, esse resultado aponta que a confiança do consumidor na economia é o principal fator para o incremento da intenção de compras. “O aumento do rendimento médio real do trabalhador nos últimos anos e a estabilidade econômica têm feito com que os consumidores confiem mais na utilização do cartão de crédito para suas compras”, afirma. Dentre as categorias analisadas para este terceiro trimestre, os itens de Eletroeletrônicos mantêm-se à frente das intenções de compra com 34,2%, aumento de 9,1% em relação ao 3º trimestre de 2009, seguidos pelos produtos de Informática, com 28,8%, e CDs, DVDs, Livros e Revistas, com 23,7%.
.
Fonte: Consumidor Moderno
Enhanced by Zemanta
By | 2017-05-24T13:59:26-03:00 13 agosto, 2010|Categories: Pesquisas|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme