Brasileiro é grande consumidor de moda, diz pesquisa

De acordo com a sondagem, os principais itens consumidos pelos brasileiros são roupas e calçados

Pesquisa divulgada hoje pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomério/RJ), na bolsa de negócios da moda Senac Rio Fashion Business, revela que 92% dos brasileiros são consumidores de moda. O evento é considerado o maior da América Latina e ocorrerá até a próxima sexta-feira.

A pesquisa de amostragem foi realizada em outubro do ano passado com mil brasileiros, em 70 cidades de nove regiões metropolitanas do país. De acordo com a sondagem, os principais itens consumidos pelos brasileiros são roupas e calçados. A maioria dos entrevistados (70%) prefere efetuar os pagamentos à vista, tendo como principais fatores para a compra o preço, respondido por 93% dos consultados, conforto (80%) e beleza (74%).

Por ano, são gastos até R$ 200 por entrevistado em produtos relacionados à moda. A pesquisa revela, ainda, que houve um crescimento no gasto médio do brasileiro com moda entre 2010 e 2011, com expansão do número de consumidores que efetuaram gastos mais elevados.

O economista da Fecomércio/RJ, Christian Travassos, disse que 30% dos entrevistados gastaram entre 11% e 20% do seu orçamento com artigos de moda, no ano passado, contra 24% em 2010. Subiu também de 8% para 12% o total de pessoas que gastaram entre 21% e 30% do orçamento com moda. Já o percentual de consumidores que destinaram até 10% do orçamento para esse tipo de produtos caiu de 39% para 36% no período.

De acordo com a Fecomércio/RJ, o mercado fluminense de moda engloba 47,2 mil estabelecimentos, correspondentes a 9% do total, respondendo pela geração de 201,3 mil empregos formais (4,9% do total do estado). O comércio de bens, serviços e turismo é o maior empregador desse mercado no Rio de Janeiro: são gerados em torno de 115,3 mil postos de trabalho.

Fonte: Exame

Enhanced by Zemanta
By | 2017-05-27T20:05:36-03:00 19 janeiro, 2012|Categories: Pesquisas|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme