Brasileiros devem comprar mais nos próximos três meses

Estudo mostra uma pequena melhora na intenção de compras dos brasileiros no varejo, principalmente no e-commerce. Entenda.

Nos primeiros três meses deste ano, a intenção de compra do consumidor brasileiro se manteve praticamente estável na comparação com o mesmo período do ano anterior. No entanto, há uma boa notícia para o varejo: o desejo de consumo deve subir (um pouco) nos já no próximo trimestre.

Esse é o resultado da Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra do Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo), realizada junto com o Provar (Programa de Administração do Varejo).

Retomada do consumo?

De acordo com o levantamento, a proporção de consumidores que desejava comprar algum bem no primeiro trimestre deste ano foi de 39%. Para o segundo trimestre, essa intenção sobe para 40%.

Na comparação com segundo trimestre de 2016, nota-se uma ligeira piora, quase uma estabilidade entre os dois anos. No ano passado, a intenção foi 40,2%, enquanto, de novo, o percentual registrado foi de 40%.

Segundo a pesquisa, a “culpa” dessa ligeira queda está relacionada a alguns setores. O segmento de móveis, material de construção, cine e foto, cama, mesa e banho, além de vestuário e calçados estão na lista.

“Embora alguns sinais positivos tenham sido observados na economia, a verdade é que isso ainda não impactou a disposição dos indivíduos para as compras”, afirmou em nota o presidente do Conselho do Ibevar-Provar, Claudio Felisoni de Angelo.

E-commerce é alvo

O mesmo estudo, em parceria com a consultoria Ebit, mostrou ainda a intenção de compra entre os chamados e-consumidores. No primeiro trimestre deste ano, o percentual dos indivíduos que desejavam comprar algum item era de 83,6%.

Para o trimestre abril-junho, a expectativa é de aumento para 85,4%.

“A estabilidade – ou mesmo a pequena redução das sobras do orçamento para o segundo trimestre deste ano – associada ao aumento considerável da insegurança em relação ao emprego, explicam o porquê de as vendas continuarem muito fracas”, esclarece o diretor de pesquisas do Provar, Nuno Fouto.

Por: Portal No Varejo

By | 2017-05-20T22:24:05-03:00 08 abril, 2017|Categories: Comportamento do consumidor, Consumo, Mercado, Varejo|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme