Brinquedo é categoria preferida do brasileiro nas compras online

As categorias mais adquiridas pelos brasileiros nas compras online são: brinquedos e jogos (42%), moda e vestimenta (39%), serviços financeiros (37%), eletrônicos (36%) e eletrodomésticos (34%). Os dados são da FutureBuy, pesquisa online realizada pela GfK com 1000 usuários da internet, com idade acima 18 anos e que fizeram compras entre março e agosto de 2014.

O estudo incluiu 15 categorias de produtos e serviços: beleza, cuidado pessoal, comidas e bebidas, limpeza, medicamentos OTC (que não necessitam prescrição médica), eletrônicos, celulares, eletrodomésticos, serviços financeiros, de saúde e de restaurantes, além de automóveis, brinquedos, artigos do lar, construção e casa e jardim.

Em relação aos consumidores que buscam informações e compram tanto pelos canais on-line como pelos off-line (OMNI-Channel), o crescimento tem sido lento, porém contínuo. No Brasil a média de compra das 15 categorias está no patamar de 24%, praticamente no mesmo nível que na América Latina (26%).

De acordo com os entrevistados no Brasil, entre as vantagens das compras online em relação à física, estão economia, 61% x 44%, e melhores condições de pagamento, 45% x 27%, e a compra é mais rápida, 42% versus 23%.

Segurança

Na América Latina a principal barreira para a compra online é a falta de segurança, No Brasil a questão de segurança não é tão relevante quando comparada a outros países latino-americanos. Para os 40% dos brasileiros entrevistados, a compra online é considerada segura, contra apenas 24% na Argentina e 27% no México e na Colômbia. Por conta disso, a compra exclusivamente online no Brasil (15%) é o dobro dos demais países da região.

Equipamentos na hora da compra

Sobre os equipamentos mais utilizados nas compras online no Brasil, os PCs em casa estão na liderança com 91%, seguidos por PCs no trabalho (36%), smartphones (31%) e tablets (17%).

Consumidor do Futuro

O estudo da GfK também traçou o do perfil dos consumidores chamados de LEC (Leading Edge Consumer), que ditam tendências e têm um alto poder de influência, e por isso mesmo demandam mais esforços de vendas. 83% deles possuem um smartphone e 58% tablet. Em relação às compras, 40% realizam compras online de alguma das 15 categorias estudadas e 29% utilizam tantos os canais digitais como os offline.

Por: Supermercado Moderno

By | 2017-05-28T09:55:24-03:00 22 dezembro, 2014|Categories: Marketing Digital, Mercado, Pesquisas|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme