Classe C relata diminuição do poder de compra

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Com inflação mais alta, crédito restrito, juros maiores e piora do mercado de trabalho, o consumo da classe C perdeu fôlego e tende a declinar ainda mais nos próximos meses, segundo dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio) e do Data Popular levantados pela Folha de S. Paulo.Quase metade (49%) dos consumidores dessa faixa afirmam que não conseguem comprar hoje o que adquiriam há seis meses.

Tal sentimento surge em meio à inflação mais elevada: 73% das pessoas ouvidas dizem crer que os preços vão aumentar nos seis meses a seguir. Ao mesmo tempo, há um otimismo quanto ao rendimento. Para 53%, a renda da classe C vai subir.

A nova realidade é refletida também no consumo, com quedas recentes desde as recargas de celulares até as compras de carros populares. Além disso, o mercado de higiene e beleza começou a desacelerar. Dados da Nielsen mostram que as vendas do setor nos supermercados cresceram 4,8% no segundo trimestre deste ano, abaixo dos 6,4% do primeiro trimestre.

Renato Meirelles, presidente do Data Popular, afirma que a inflação, centrada em alimentos, corroeu a renda disponível das famílias para outros gastos, e a percepção é que essa situação irá perdurar.”Sem dúvida, o consumo da classe C já não está no ritmo de outros anos e a perspectiva é que mantenha esse ritmo mais fraco”, afirma.

Por: Supermercado Moderno e Varejo ESPM

By | 2017-05-27T20:29:04-03:00 20 setembro, 2014|Categories: Consumo, Varejo|Tags: , , |0 Comments

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Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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