Como é o comportamento de consumo na Alemanha?

Na Alemanha, uma das maiores economias da Europa, o consumidor está cada vez mais interessado nas compras internacionais; entenda este e outros aspectos do comportamento de consumo dos alemães

Ainda sobre o extenso e riquíssimo estudo Relatório Comércio sem Fronteiras do PayPal de 2022, sobre comportamento de consumo no mundo, agora vamos abordar algumas características de consumo na Alemanha.

Segundo o relatório, as estimativas de mercado apontavam um aumento da confiança dos consumidores alemães neste ano, mas, devido as novas ondas de variantes da Covid-19 e restrições houve um atraso dessas projeções.

Esperava-se que a variante Ômicron levasse a Alemanha, a maior economia da Europa, à beira da recessão neste inverno europeu. Antes da pandemia da COVID-19, os alemães hesitavam em adotar novas formas de comprar, especialmente o comércio móvel. No entanto, após vários lockdowns e incertezas, os consumidores passaram a aceitar esses novos métodos.

Na Alemanha, os consumidores buscam praticidade

De acordo com o estudo da PayPal, estima-se que o comércio móvel por lá apresentará uma taxa de crescimento anual composta de 14,9% até 2024. No momento, 42% dos consumidores entrevistados no país pelo estudo já preferem comprar pelo smartphone. Neste ritmo, o crescimento do comércio móvel ultrapassará o do comércio eletrônico como um todo, segundo o estudo.

A praticidade também é uma característica dos consumidores alemães – e isso não é diferente nas compras internacionais. Eles preferem comprar de marcas conhecidas em marketplaces internacionais, como a Amazon.

No entanto, para conquistar esses consumidores no checkout, os vendedores internacionais devem se concentrar na tradução dos textos e em parcerias com marketplaces locais consolidados.

Além disso, os alemães costumam preferir provedores de pagamento globais: 60% dos entrevistados usaram o PayPal para finalizar uma transação internacional on-line.

Canais e preferências de compra na Alemanha

Canais

Marketplace online (73%)
Loja/site do varejista (38%)
Site da marca (36%)

Preferências

42% dos entrevistados preferem o comércio móvel
63% das vendas nas redes sociais são itens de vestuário
75% dos consumidores on-line esperam entrega rápida

Principais motivadores e conclusões

Tecnologia – O comércio móvel está conectando os consumidores alemães, e a influência das redes sociais é grande na população entre 15 e 40 anos. Segundo o estudo da PayPal, um quarto dos consumidores agora faz compras em marketplaces nas redes sociais; 37% dessas pessoas afirma que os anúncios nas redes sociais são tão impactantes quanto as recomendações pessoais. No entanto, os clientes ainda hesitam em comprar em novas plataformas. Os vendedores que conseguirem oferecer uma sensação de familiaridade chamarão a atenção dos clientes na Alemanha.

Comportamento e Cultura – Com o retorno à vida social, o interesse por peças de vestuário aumentou na Alemanha. Esta não apenas é a principal categoria de vendas on-line, mas 38% das compras de vestuário foram internacionais. A geração Z é um elemento importante nesta tendência de consumo, segundo o estudo. Os clientes tendem a comprar em plataformas que já conhecem, como ASOS e Zalando. Por isso, os vendedores globais que oferecerem uma experiência com a qual os usuários já estão familiarizados podem ser beneficiar.

Expectativas dos clientes – No mercado alemão, a confiabilidade leva os clientes a buscar grandes lojas globais em todo o ciclo de compra. E, com o maior interesse pelas compras internacionais, as expectativas em relação à entrega continuam altas. De acordo com o estudo, a maioria afirma que o prazo de entrega máximo aceitável é de 3 a 5 dias. Vendedores que desejem entrar no mercado alemão devem avaliar a possibilidade de firmar parcerias com grandes marketplaces para atender a essas expectativas.

Por: Marcelo Brandão, Consumidor Moderno

By | 2022-10-16T06:58:39-03:00 08 novembro, 2022|Categories: Comportamento do consumidor|Tags: , , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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