Consumidor está mais engajado na avaliação de produtos comprados online

Feedback ajuda outros clientes a definir cada compra. Quantidade de imagens das mercadorias também ganha importância

Neste ano de pandemia, muita gente não só recorreu às compras online como fez questão de deixar registrado o que achou das mercadorias adquiridas e da experiência na loja virtual. Entre 2019 e 2020, o número de produtos avaliados por consumidores online aumentou mais de 100%. Já em relação aos comentários que os shoppers escrevem nas páginas dos produtos nos sites de e-commerce, o avanço foi ainda maior: 140%. É o que mostra o estudo E-commerce Quality Index (EQI), realizado pela Lett , startup de tecnologia e especializada em trade marketing digital.  

Esse feedback por parte dos próprios clientes ajuda outros consumidores a definir suas compras.

O EQI também avaliou a quantidade de imagens na página de produto, o tamanho da descrição dos itens e a facilidade de encontrar a mercadoria por meio do título ou categoria. Pela metodologia da análise, a combinação dos cinco atributos do EQI gera uma média do índice do e-commerce braileiro. E o resultado é de 43,26 pontos em uma escala de 0 a 100, bem abaixo do recomendado pelo EQI, que é uma nota de pelo menos 60 pontos para representar uma boa experiência de compra online. 

A boa notícia é que, apesar da pontuação abaixo do esperado, o e-commerce brasileiro apresenta grande evolução nos critérios analisados: em 2019, a média dos sites do Brasil era de apenas 30 pontos.Outro indicador positivo da pesquisa, que analisou 92 e-commerces e marketplaces brasileiros, está relacionado às imagens nas páginas de produtos. No ano passado, a média de fotos por mercadoria era de 2,65. Já em 2020 está em mais de 3 imagens por item. “Os dados da pesquisa mostram que o mercado eletrônico brasilieiro está melhorando. As empresas estão mais conscientes em relação a satisfação do consumidor final e a experiência de compra. Em contrapartida, o consumidor também está mais participativo, classificando e avaliando os produtos no e-commerce”, destaca Davi Song, CEO da Lett.

Por: S/A Varejo

By | 2021-01-13T16:23:28-03:00 15 janeiro, 2021|Categories: Comportamento do consumidor|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme