Consumidor não rejeita as marcas próprias, aponta pesquisa

consumidor-nao-rejeita-as-marcas-proprias-aponta-pesquisa

A GS&MD- Gouvêa de Souza realizou pesquisa inédita sobre a visão dos consumidores sobre marcas próprias nas regiões de São Paulo, Recife e Porto Alegre.

Durante o 1º Congresso Nacional de Marcas Próprias, que ocorreu ontem em São Paulo, no auditório da FIESP, os executivos da consultoria especializada em varejo, GS&MD – Gouvêa de Souza, repercutiram alguns dados da pesquisa quantitativa realizada por eles com 600 pessoas nas regiões de São Paulo, Recife e Porto Alegre.

Dentre os entrevistados 41% admitiram que ainda valorizam a marca do produto na hora da compra, no entanto, 65% disseram não rejeitar as marcas próprias.

A fidelidade ao ponto de venda está atrelada aos produtos de limpeza (54%), seguido de alimentos, com 50%. O menor índice fica por conta do vestuário, com 20%. Porto-alegrenses são os que mais comparam preços e marcas na hora das compras e os recifenses os que menos têm esse hábito. Alimentos, produtos de limpeza e para higiene pessoal estão entre os produtos de marca própria mais comprados.

Veja as descobertas por segmento:

Alimentos

  • A maior frequência de compras é percebida pelas classes A/B1, que vai pelo menos 1x por semana (37%). A região que mais vai às compras é São Paulo, com 40%;
  • 43% não pesquisa preços dos alimentos nas outras lojas contra 57% que pesquisa;
  • 70% costuma comparar o preço entre as marcas de alimentos. Nas classes B2/C esse índice vai a 78% e considerando regiões, temos 71% em SP e 80% em Porto Alegre que faz esse tipo de comparação.

Higiene Pessoal

  • A maior frequência de compras é percebida pelas classes B2/C, que vai pelo menos 1x por semana (46%);
  • 59% pesquisou preços dos produtos nas outras lojas, sendo que este índice aumentou para 70% quando falamos dos porto-alegrenses. Ao considerarmos as classes B2/C chegamos a 64%, e na faixa dos 41 a 50 anos, a 65%;
  • 70% costuma comparar o preço entre as marcas de higiene pessoal. Em São Paulo este índice passa a 71% e m Porto Alegre, para 79%. Com consumidores da classe B2/C o índice chega a 74%.

Produtos de Limpeza

  • A maior frequência de compras (1x por mês), com 46%, sendo que este número passa a 52% nas classes B2/C. Em Porto Alegre esse número sobre para 55%;
  • 58% dos consumidores pesquisaram preço em outras lojas, sendo que este número chega a 69% quando falamos de Porto Alegre.

Medicamentos

  • 55% dos consumidores compram medicamentos 1x ao mês, sendo que em Porto Alegre este número chega a 79%;
  • 65% comparam preços na hora das compras. Consumidores das classes B2/C que têm este hábito chegam a 73%;
  • 47% dos recifenses não têm o hábito de pesquisar preços na hora das compras;
  • Em contrapartida, do total geral de entrevistados, 65% valorizam o bolso e pesquisam os melhores preços.

Material de Construção

  • Uma baixa freqüência de compras, já que 53% compra menos de 1x ao ano;
  • Apenas 16% compra uma vez ao ano;
  • Desse total, 40% do total se refere às compras dos porto-alegrenses;
  • 75% pesquisa preços em outras lojas antes de adquirir produtos dessa natureza e 74% compara preços entre as marcas.

Vestuário

  • 44% realiza compras pelo menos 1x por mês;
  • 67% pesquisou preço em outras lojas e 68% pesquisou preços entre marcas;
  • Em Recife, 53% dos entrevistados não costuma comparar preço entre as marcas.

Marcas mais conhecidas

Entre os que dizem conhecer marcas próprias, 94% conhece aquelas do segmento de Alimentos, entre bandeiras mais conhecidas estão: Qualitá, Extra, Taeq, Econ, Carrefour, Walmart e Dia. Em seguida estão as marcas próprias de produtos de limpeza com 79%; seguido por higiene pessoal, com 73%, e roupas, com 69%. Neste segmento as marcas mais conhecidas são: Hering, Renner, Marisa, C&A, Tex, Clock House, Colombo, Luigi Bertolli.

Continuando a colocação, 7% dizem conhecer as marcas próprias do setor de medicamentos, os nomes citados foram: Drogasil, Drogaria SP, Ultrafarma. 5% disseram conhecer as marcas próprias de materiais de construção, a C&C – Fita Isolante foi citada como a mais conhecida do segmento. Apenas 5% disseram não conhecer nenhuma marca própria. Esse número, no entanto, pode não ser real, uma vez que o consumidor pode simplesmente não ter reconhecido uma marca própria. A situação é muito comum, principalmente se ela não leva o nome da loja.

Por: Portal No Varejo

By | 2017-05-28T09:49:28-03:00 14 março, 2015|Categories: Marca, Pesquisas, Varejo|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme