Consumidores compartilham mais comentários positivos do que negativos

Apesar do senso comum de que os consumidores são muito mais propensos a divulgar suas experiências negativas, eles costumam expressar sua satisfação em redes sociais com mais frequência que decepções, de acordo com um estudo publicado em abril de 2011 pelo ROI Research em parceria com a Performics. Dados do relatório “S-Net: A Study in Social Media Usage and Behavior” indicam que no caso dos restaurantes, 60% dos consumidores online utilizam os sites de redes sociais para expressar sua satisfação com uma experiência positiva.

Isto torna os restaurantes o setor mais propenso a receber bem a publicidade através da rede social. Outros setores que apresentaram mais de 50% de seus consumidores online compartilhando suas experiências positivas são marcas de alimentos e produtos de uso doméstico, ambos com 53%, e telecomunicações com 50%.

Além de ser o quarto setor mais propenso a receber comentários positivos dos consumidores em redes sociais, a indústria de produtos domésticos é a mais propensa a receber comentários negativos nestas mídias. No entanto, este valor é de apenas 29% dos consumidores.

Curiosamente, tanto o setor de telecomunicações (28%) e de restaurantes (25%), que figuram entre os setores que mais recebem comentários positivos, recebem percentual expressivo de comentários negativos em redes sociais quando comparados a outros setores do comércio.

Em termos de ofertas on-line que acumulem pontos a serem trocados por produtos ou prêmios através das redes sociais, os interesses do consumidor atualmente são mornos. Nenhum setor tem mais de 50% de seus consumidores da rede expressando interesse em ganhar pontos através de redes sociais. Na liderança neste quesito está educação (47%), esportes (44%) e eletrônicos (43%).

Quando se trata de imprimir cupons obtidos a partir de redes sociais, os consumidores mostram um nível maior de interesse. 56% estão interessados em receber cupons imprimíveis de marcas de ensino, enquanto 52% estão interessados ??em receber cupons de marcas ligadas ao esporte. O interesse em imprimir cupons de marcas nos setores de restaurantes (49%), automóveis, eletrônicos e alimentos (48% para cada indústria) também são maiores que o interesse em adquirir pontos.

Outros resultados do estudo mostram que uma combinação de 49% dos consumidores online são extremamente (5%), muito (10%) ou um pouco (34%) propensos a postar conteúdos de interesses ou relevantes acerca de um produto ou serviço, empresa ou marca, tais como anúncios de venda , cupons online, anúncios de novos produtos, vídeos interessantes, dentre outros, em suas páginas de redes sociais.

Curiosamente, um combinado de 60% dos consumidores online são extremamente (5%), muito (13%) ou um pouco (42%) propensos a não ter nenhuma ação quando algum amigo de sua rede social faz algum comentário deste tipo.

Fonte: E-Commerce News

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By | 2017-05-24T14:13:52-03:00 28 junho, 2011|Categories: Comportamento do consumidor|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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