Pesquisa da Farfetch mostra que consumo consciente vem aumentando entre os ricos
O movimento de recuperação do mercado de luxo contou com um forte volume de compras no final do ano passado em todas as regiões do mundo, com um aumento de 7% em comparação ao mesmo período em 2019. Segundo um relatório feito pela Bain & Company, durante o primeiro trimestre de 2022, o mercado de bens pessoais de luxo teve forte desempenho, com crescimento entre 17% e 19% a taxas de câmbios atuais, e de 13% a 15% a taxas de câmbio constantes, em comparação com o mesmo período de 2021.
Apesar do crescimento animar os empresários, o consumidor está mais focado em destinar seus recursos para as marcas que forem mais sustentáveis e inovadoras. O Relatório Anual de Tendências de Luxo Consciente da Farfetch mostrou que os consumidores de luxo estão consumindo de forma mais responsável.
As pessoas estão optando por comprar mais conscientemente em todo o mundo, e o perfil dos clientes que compram produtos conscientes corresponde em grande parte ao de um consumidor médio da Farfetch. O número de clientes que compraram um produto da Conscious Collection em 2021 aumentou 60% em relação ao ano anterior; 29% dos clientes na China fizeram uma compra consciente em 2021. Além disso, a idade média dos clientes conscientes é de 32 anos (para clientes Farfetch em geral a idade média é de 34 anos).
A França experimentou o maior crescimento global em compras Conscientes, com +149% de crescimento ano contra ano no Valor Bruto de Mercadoria (GMV) de produtos Conscious; a Coréia do Sul demonstrou o maior aumento no gasto pré-owned por item, com +116% ano contra ano.
Consumo Consciente
Comprar peças de qualidade, com longevidade, é um foco chave para os consumidores da grife. A pandemia da COVID-19 parece ter mudado a maneira como os clientes da marca compram, com 79% afirmando ter adotado um ou mais comportamentos que veem como mais sustentáveis.
O comportamento mais popular, citado por 79% dos clientes, é que agora estão comprando uma proporção maior de moda de luxo, porque acreditam que é mais sustentável do que a fast fashion, sendo de maior qualidade e mais duradoura.
Há uma demanda crescente por produtos feitos com menor impacto sobre o planeta ou animais: a venda de produtos Conscientes cresceu quase o dobro da média do mercado em relação a 2021, impulsionada pela oferta mais ampla da Farfetch e pelo aumento do interesse do consumidor.
Marcas que pontuam altamente com Good On You e que são classificadas pela Farfetch como totalmente Conscientes representaram 49% do GMV de produtos Conscientes, com um aumento de 52% ano contra ano; as buscas por termos Conscientes na Farfetch aumentaram 93% em relação ao ano anterior, sugerindo que muitos clientes estão procurando itens sustentáveis de forma proativa. O uso do filtro Conscientes no site da grife e o app aumentou 29% ano contra ano.
Como resposta, boutiques e marcas estão tomando medidas para atender a demanda dos consumidores, avançando com iniciativas para melhorar seu desempenho em sustentabilidade: a Farfetch agora vende 220 marcas muito bem classificadas pela Good On You, com um aumento de 13% em relação ao ano anterior; a quantidade de produtos Conscientes fornecidos pela rede de boutiques cresceu 40% ano contra ano; o GMV de produtos Conscious das boutiques parceiras cresceu 46% YoY.
Por: Mundo do Marketing
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