Consumidores usam pagamentos digitais tanto quanto acessam o e-mail

Pesquisa global da Experian mostrou que nove em cada dez brasileiros consideram carteiras digitais seguras

A realização de transações financeiras online se torna cada vez mais cotidiana na vida dos brasileiros. Impulsionados pelas mudanças trazidas pela pandemia, o uso de métodos de pagamento como carteiras digitais, BNPL (compre agora e pague depois) e serviços bancários online é frequente. Isso ficou claro na Pesquisa Global Insights da Experian: consumidores recorrem aos pagamentos digitais tanto quanto acessam o e-mail.

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O uso de pagamentos digitais faz cada vez mais parte da rotina dos brasileiros. Crédito: Pesquisa Global Insights da Experian.

Realizada em março deste ano com 6 mil consumidores e 2 mil empresas de vinte países, a pesquisa mostrou que a quantidade de brasileiros que confiam e buscam opções digitais é maior do que no resto do mundo. No País, 87% das pessoas confiam nos aplicativos de e-commerce para realizar compras online, enquanto a porcentagem global fica em 65%. O mesmo ocorre quando o assunto são as carteiras digitais: 87% dos brasileiros consideram a ferramenta segura. Globalmente, o número cai para 72%.

O fato de nove em cada dez brasileiros reconhecerem confiança nas carteiras digitais tem a ver com a busca por velocidade e segurança. Com elas é possível acabar com o uso da carteira física e realizar compras online e offline, com pagamento por aproximação.

“A pandemia ajudou a inserir ainda mais as carteiras digitais na vida das pessoas. Essa modalidade de pagamento simplifica a jornada do cliente, pois a torna mais ágil, segura e sem atrito. Isso é importante, pois a pesquisa também aponta que os consumidores desejam uma experiência online positiva e que os principais fatores que contribuem para isso são sentir segurança e conveniência no acesso a produtos ou serviços”, afirma Caio Rocha, head de Produtos de Verificação de Identidade e Prevenção à Fraude da Serasa Experian.

Diante desse cenário, as empresas precisam investir em experiências online positivas, com estratégias bem definidas de verificação de identidades e prevenção de fraudes, a fim de passar segurança na transação, oferecer acesso conveniente ao produto ou serviço e login facilitado. O momento e a previsão de crescimento dos pagamentos digitais abre grandes possibilidades de mercado, sairá na frente quem entender as necessidades do atual consumidor.

Consumidor consciente em busca de segurança e experiência

Já acostumado com as vantagens do digital, como a rapidez, o consumidor passou a se preocupar mais com a segurança das transações e atividades online. Com isso, ele acabou construindo consciência e compreensão sobre métodos de segurança avançados e práticos. Um exemplo é a biometria para reconhecimento e login, com a qual 60% dos consumidores se sentem mais seguros agora do que há um ano.

Entre as principais preocupações do consumidor a nível global estão roubo de identidade; golpes por e-mail, telefone e phishing; roubo de dados de cartão de crédito; privacidade online e fake news. Ao mesmo tempo, há uma confiança de que as empresas trabalham para evitar questões como essas e dar suporte aos clientes.

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Os consumidores colocam a empresa como responsável pela segurança. Crédito: Pesquisa Global Insights da Experian

A boa notícia é que, cada vez mais, as empresas devem ter acesso a dados para melhorar a experiência e as estratégias de reconhecimento e prevenção à fraude. Isso porque o consumidor está disposto a oferecer informações pessoais em troca de segurança, conveniência e personalização.

Quando a empresa comunica com transparência o motivo do uso dos dados, a confiança tende a aumentar, afinal, 90% das pessoas querem saber como as informações são utilizadas.

Por: Larissa Sant’Anna, Consumidor Moderno

By | 2022-07-11T21:09:15-03:00 19 julho, 2022|Categories: Pesquisas|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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