As classes D e E deixaram de ser coadjuvantes na economia brasileira. Com perfil de consumo cada vez mais destacado, este segmento de consumo passa a se tornar alvo de empresas e indústrias e já tem produtos criados para atendê-lo.
Em pesquisa feita na cidade de São Paulo, a QuorumBrasil avaliou o comportamento de consumo da Classe D, com renda familiar entre R$1.100 e R$1.600.
O estudo apontou que a maioria dos pesquisados prioriza preço em vez de qualidade ao comprar um produto. Quanto ao local, 61%, prefere os grandes supermercados em relação aos mercados de bairro. Além disso, a maior parte prefere fazer suas compras mensalmente.
Quanto às prioridades de aumento das despesas da família, dentre as maiores estão melhorias na casa, pagamento de dívidas, compra de eletrodomésticos e carro. Outro dado revela que a classe D ainda não aderiu às compras via internet, 85% não utilizam o e-commerce.
Veja tabelas abaixo com os gráficos e dados:
Onde compram:
O que priorizam:
Como pretendem gastar:
Compras via internet:
Fonte: Consumidor Moderno
não há nenhum grafico anexado, poderia mandar para mim ?