Crianças passam 3,7 horas por dia assistindo televisão

Diariamente 86% das crianças brasileiras consomem, em média, 3,7 horas do seu tempo livre assistindo a algum programa de televisão. Levantamento da Sophia Mind, empresa de pesquisa e inteligência de mercado do Grupo Bolsa de Mulher, entrevistou 1.164 mães com filhos de 1 a 10 anos, durante o mês fevereiro, para buscar entender o hábito das crianças em relação à programação de televisão infantil. A pesquisa revelou ainda o comportamento das crianças com outras mídias, como DVDs, Internet, revista, cinema, videogame, rádio e jornal. Somente no Rio de Janeiro foram entrevistadas 300 mães. A maioria é casada e tem de 26 a 40 anos.

A pesquisa questionou se existe algum programa que elas proíbem seus filhos de assistirem e 46% responderam os que contenham cenas de sexo e violência, como reality shows e novelas. Ainda assim, 19% delas afirmaram que as crianças não são proibidas de assistir nenhum programa na televisão. Os DVDs aparecem como a opção mais assistida pelas crianças, citados por 59% das mães. Segundo elas, o DVD acalma e ajuda às crianças a dormirem. A TV a cabo vem em segundo lugar, citada por 51% das mães, seguida pela TV aberta com 44%. O videogame também aparece em destaque e 27% das mães disseram que os filhos jogam toda semana, porém, percebem que os deixam muito agitados. Já a Internet, elas acreditam que tem o poder de interagir com outras crianças.

Quando perguntadas como ocorre o consumo de TV pelo seu filho, a maioria das mães (51%) respondeu que há programas que as crianças assistem sempre. A pesquisa mostrou que 21% das crianças têm autonomia na definição da programação que vai assistir e ligam a TV quando querem. Outros 22% responderam que seus filhos pedem para assistir algum programa específico. Para apenas 2% das mães, a televisão é um artifício que ajuda na hora das refeições dos filhos.

Uma preocupação das mães é em relação ao uso da Internet. Quarenta e cinco porcento delas disseram que seus filhos só acessam a web monitorados por um adulto. Vinte e seis porcento afirmaram que seus filhos pedem para acessar a Internet e 12% estabelecem horários definidos para o consumo da mídia. O uso da Internet na sala de aula foi citado por apenas 6% das mães.

Programas preferidos

O Discovery Kids é citado na pesquisa como o canal preferido por 57% das crianças. No segundo bloco da preferência infantil aparece os canais Cartoon, Globo, Disney Channel e SBT. Depois vem Cultura, Nickelodeon, Disney HD, TV Rá Tim Bum e Record. A justificativa para a escolha dos canais são que eles possuem programas mais interessantes (41%), com melhor conteúdo (39%) e mais inteligentes (35%). Os programas e desenhos preferidos pelas crianças são: Cocoricó, Castelo Rá Tim Bum, Casa do Mickey Mouse, Angelina Bailarina, Backyardigans, Ben 10, Scooby Doo e Pica Pau.

Quando perguntadas o que falta na programação da televisão brasileira, as entrevistadas disseram que é preciso mais programas educativos na TV aberta. Para elas, falta um canal que se dedique à programação infantil. A violência é outra questão que deveria ser mais controlada, inclusive, nos desenhos animados.

Publicidade

Outro fator que pesa na hora de escolher um canal é a publicidade. As mães dão preferência aos canais com menos propaganda e 24% responderam que os comerciais que passam durante os programas infantis influenciam negativamente as crianças. Os brinquedos são apontados por 90% das mães como os produtos que as crianças mais pedem para os pais comprarem quando vêem anúncios na TV, seguidos pelos jogos eletrônicos (77%) e biscoitos e iogurtes (51%).

Apesar dessa influência direta no consumo, 43% das entrevistadas acham correto ter comerciais direcionados para as crianças na TV. As mães que não concordam, dizem que as crianças acabam pedindo para os pais o que eles nem sempre podem dar (57%).

Fonte: SophiaMind

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By | 2017-05-24T14:11:02-03:00 06 maio, 2011|Categories: Comportamento do consumidor|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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