Customer Experience: inovação baseada na experiência do consumidor

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A Europraxis,empresa de consultoria, anuncia a disponibilidade no mercado brasileiro dos serviços de sua nova Divisão Europraxis Curious, pioneiros por seu modelo de atuação e metodologia. A nova divisão foi criada pela matriz espanhola como decorrência do avanço do conceito de Customer Experience, termo utilizado para denominar a integração das empresas com o processo de desenvolvimento de produtos, posicionamento de marcas e definição de estratégias de negócio.

“O conceito de Customer Experience está revolucionando o mercado e é sem dúvida essencial para garantir o sucesso das organizações que querem não somente gerar aumento de vendas, mas conhecer as necessidades de seus clientes e consumidores. A nova área foi criada visando o desenvolvimento e crescimento dos negócios das empresas e procurará superar as expectativas das experiências de compra dos consumidores de produtos e serviços de nossos clientes”, diz Frederico Barbosa, diretor-executivo da Europraxis. A estimativa do executivo é que até o fim de 2011 esta divisão represente cerca de 20% do faturamento local da consultoria.

A divisão Europraxis Curious chega ao Brasil com ofertas bastante diferenciadas. A proposta é, em cada projeto, avaliar os produtos, serviços, processos, canais e modelos de relacionamento e atendimento das empresas. Sua metodologia possibilita também dar apoio na construção de cenários, definição de ações de responsabilidade social e ambiental e estratégias de posicionamento de marca no mercado. Em geral, os projetos são divididos em oito etapas, tendo início na realização de pesquisa contextual com consumidores baseada em técnicas de investigação avançadas, pesquisas empáticas, sessões de co-criação com consumidores e shop along. Logo após, a Europraxis executa os benchmarks nacionais e internacionais, compila os resultados, elabora a lista de ideias e oportunidades e desenvolve estas soluções se necessário. Além disso, realiza o teste das soluções propostas em Laboratórios de Cliente, onde os clientes e usuários são convidados a interagir com as soluções propostas e expressar as suas impressões.

O diagnóstico interno, incluindo os processos da companhia e preparação para a incorporação das oportunidades identificadas são os próximos passos. Por último, a Europraxis elabora o plano de implementação com as ideias selecionadas e priorizadas.

Além das abordagens clássicas, as interações com os clientes são realizadas com profissionais especializados em identificar a rotina dos clientes e usuários, mapear as suas necessidades articuladas e não articuladas, aspirações e imagem sobre as empresas e concorrentes. A partir deste levantamento, são elaborados grupos com foco na criação e imaginação de soluções que atendam às particularidadas de cada empresa.

“Com nossa grande experiência em consultoria de alta gestão, estamos aptos a obter um bom entendimento do mercado e da organização em si, analisando e priorizando as atividades propostas em função dos potenciais impactos econômicos e também da complexidade para a implementação”, enfatiza Barbosa. O executivo destaca ainda como diferencial o fato da consultoria ter uma reconhecida tradição em implementação dos projetos. “Ao contrário de muitas consultorias, a Europraxis possui expertise em aspectos funcionais e entrega soluções de ponta a ponta”.

Cases

Na Europa, uma empresa líder do setor de telecomunicações desejava fornecer internet móvel para o público idoso, sem sucesso. Contratou então a Europraxis Curious que identificou junto a este público a necessidade de uma solução mais fácil de navegar, descomplicada, sem menção a recursos técnicos e que lhes direcionasse prontamente para as suas necessidades bem pontuais: banco, notícias e e-mail. A partir desta percepção, foi criado um pacote específico para este público, auto-instalável, com informações de fácil entendimento, sem dados técnicos e com uma interface customizada para o idoso. A página inicial possui apenas três ícones e links, que contemplam justamente os pontos de interesse levantados nas pesquisas. Além disto, o preço cobrado é um valor fixo mensal – outro desejo manifestado.

Um segundo caso de sucesso da Europraxis Curious diz respeito a uma iniciativa de uma importante instituição financeira da Espanha junto ao universo feminino. Este grupo financeiro desejava atender melhor as mulheres, que representam cerca de 50% de sua base de clientes. A Europraxis Curious precisou entender primeiramente quais eram as necessidades das mulheres espanholas com relação aos serviços financeiros. O resultado deste projeto foi a criação de um produto personalizado e voltado para este segmento, além do estabelecimento de um estilo de comunicação com uma linguagem mais próxima à desejada pelo público feminino.

Fonte: Consumidor Moderno

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By | 2017-05-24T14:11:15-03:00 09 março, 2011|Categories: Consumo|Tags: , , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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